Novo relatório do Reino Unido aponta para falta de segurança na rede 5G da Huawei

Novo relatório do Reino Unido aponta para falta de segurança na rede 5G da Huawei

1 Abril, 2019 0 Por Joel Pinto

Parece que a Huawei terá que fazer sérios esforços de segurança cibernética se quiser manter a confiança do Reino Unido na espinhosa questão das redes 5G. O Centro de Avaliação de Segurança Cibernética da Huawei (HCSEC) publicou um longo relatório no qual destaca os “novos riscos” impostos pela fabricante chinesa.

Segundo o relatório do Reino Unido, apesar da sua posição dominante no sector do 5G, a Huawei está longe de ser um bom aluno. A HCSEC explica que identifica “problemas significativos com o desenvolvimento de software”, o que “aumenta muito o risco para as operadoras do Reino Unido”.

O comité também destaca que a engenharia geral e a qualidade da segurança cibernética são prejudicadas por defeitos significativos. Pior, o HCSEC acredita que nenhum progresso terá sido feito desde 2018 pela Huawei para melhorar a segurança de sua infraestrutura de rede, e não acredita, em momento algum, na sua capacidade (ou vontade) de mudar as coisas.

O HCSEC pode apenas fornecer uma oportunidade limitada para gerir os riscos de segurança de longo prazo representados pelo uso de equipamentos Huawei, atualmente implantados no Reino Unido, conclui o relatório.

Se as conclusões do HCSEC vão ou não ser decisivas na escolha, por parte do governo britânico, para a utilização da Huawei na sua rede 5G, não sabemos, mas se localmente decidirem seguir as conclusões do HCSEC, dificilmente a fabricante fará parte da rede 5G daquele local.

No entanto, questionado pela AFP, um porta-voz da Huawei informou que a empresa já disponibilizou mais de 2 biliões de dólares para melhorar a sua infraestrutura de rede, e assim ir de encontro ao que é solicitado pelos mais diversos países. Mas será essa verba o suficientes para satisfazer as necessidades? O relatório do HCSEC diz que não vê a Huawei com muita vontade de mudar os pontos cruciais, e que mais de 1 ano passou e nada mudou.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.