Redmi Note 12 pode ser o primeiro smartphone de gama média com sensor de 200MP
11 Outubro, 2022Há alguns dias falei aqui do novo Xiaomi 12T Pro, o primeiro smartphone da empresa a ser anunciado com um sensor fotográfico de 200MP. Agora, existem novas indicações de que o Redmi Note 12 poderá ser o primeiro smartphone de gama média chegar com um sensor com esses MP.
Mas para contextualizar o assunto, a MediaTek revelou hoje um novo chipset, o Dimensity 1080. Esse chip gravado no processo de 6nm é o sucessor do Dimensity 920, que pode ser encontrado no Redmi Note 11 Pro 5G, e segundo é dito, contará com desempenho semelhante ao do Qualcomm Snapdragon 778G.
O Dimensity 1080 conta com um processador Octa-Core que opera no máximo a 2,6GHz, e na parte gráfica temos o Mali-G68 MC4. Alem disso, este chip suporta memoria RAM LPDDR5 e armazenamento interno UFS 3.1.
Mas graças ao seu chip gráfico, será possível suportar sensores fotográficos de maior resolução, de até 200MP. E poucas horas depois do chip ser anunciado, um rumor afirma que ele fará a sua estreia no Redmi Note 12, e que a Xiaomi vai tirar proveito de todo o potencial do chip… e isso é uma clara indicação de que, pelo menos um dos smartphones dessa série estará equipado com um sensor fotográfico de 200MP.
Redmi Note 12 poderá chegar com sensor de 200MP
A ser verdade, a empresa vai abdicar do sensor de 108MP em favor de um sensor de 200MP no Redmi Note 12, que certamente será muito bem recebido pelos utilizadores. No entanto, o sensor de 200MP a ser utilizado no Redmi Note 12 não seria o Samsung HP1, que é o que equipa o Xiaomi 12T Pro, mas sim um Samsung ISOCELL HP3. Este sensor foi fabricado para smartphones de gama média e oferece um formato de 1/1,4 polegada e pixeis individuais de apenas 0,56 µm.
O processador também é compatível com ecrãs de 120Hz, Bluetooth 5.2, 5G e Wi-Fi 6. Isso significa que no futuro podemos esperar smartphones mais acessíveis com recursos normalmente encontrados apenas nos topos de gama.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.