Redmi 13C oficialmente anunciado com ecrã de 6,74 polegadas
10 Novembro, 2023Menos de 1 ano após o anuncio do Redmi 12C, a Xiaomi anunciou o Redmi 13C, o sucessor desse equipamento. Continua a ser um smartphone de gama de entrada, mas que ainda assim viu melhorada algumas das suas especificações técnicas.
Redmi 13C é oficial e sem suporte para as redes 5G
Ainda assim, e como se trata de um equipamento da gama de entrada, não vai ficar surpreendido em saber que ele é construido em policarbonato, mas apresenta uma textura antiderrapante com faixas diagonais que oferecem um elemento estético que o diferencia da concorrência na categoria.
Em termos de especificações técnicas, o Redmi 13C conta com um ecrã LCD de 6,74 polegadas com a resolução HD+ e com taxa de refrescamento de 90Hz. Contudo, a sua ficha técnica gira em torno da presença do sensor primário traseiro de 50MP, que sabemos que se trata de um sensor da Sony mas não qual o seu modelo. Ainda assim isso é uma raridade, já que não é habitual um smartphone nesta faixa de preço chegar com um sensor desse calibre. Esse sensor de 50MP é acompanhado por um segundo sensor, com 2MP, para a profundidade. Já na frente, temos um sensor de 5MP.
No seu interior, este Redmi 13C conta com um chip de baixo custo da Mediatek, o Helio G99, que é acompanhado por até 8GB de RAM e até 256GB de armazenamento interno. Alem disso, a sua bateria conta com 5000mAh com suporte para o carregamento rápido de 18W, apesar de na caixa contar com um carregador limitado a 10W.
Quanto às demais especificações, destacamos também a presença do conector de áudio para fones de ouvido e o slot dedicado para um cartão microSD com a possibilidade de expandir o armazenamento com um cartão de até 512GB. Do lado do software, ele sai de fábrica a executar o MIUI 14, que é baseado no Android 13.
Entre as dores conhecidas, mencionamos a ausência de suporte para 5G e a presença de uma porta USB-C para carregamento. Quanto ao seu preço? O equipamento foi anunciado na Nigéria, e por lá ele está disponível nas cores preto e verde trevo. A variante mais barata, com 4GB+128GB custa o equivalente a 114 euros, enquanto a variante mais potente, com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento, custa o equivalente a 125 euros.
Uma vez que o seu sucessor foi oficialmente vendido no mercado nacional, é altamente provável que vá chegar oficialmente, só ainda não sabemos quando. O modelo deste ano chegou 3 meses após o seu anuncio oficial, pelo que nos resta esperar.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.