Rede Social Mastodon cresce significativamente após a aquisição do Twitter por Elon Musk

Rede Social Mastodon cresce significativamente após a aquisição do Twitter por Elon Musk

21 Dezembro, 2022 0 Por Joel Pinto

A aquisição da rede social Twitter por Elon Musk parece ter sido benéfica para a rede social Mastodon, já que desde o dia da aquisição a plataforma cresceu de 350 mil para 2,5 milhões de utilizadores, e estamos a falar de um período entre outubro e novembro.

O anuncio foi feito por Eugen Rochko, fundador e chefe do Mastodon, quem anunciou os 2,5 milhões de utilizadores da rede social centralizada. Ele também comentou sobre as ações recentes do Twitter, como bloqueio (temporário) ligações a redes sociais concorrentes, banimento de vários jornalistas (acabaram por ser reativados) e até o banimento da conta do próprio Mastodon, que entretanto acabou por ser reativada.

“Este é um lembrete claro de que plataformas centralizadas podem impor limites arbitrários e injustos sobre o que pode ou não dizer enquanto mantém o seu gráfico social como refém.” disse Eugen Rochko. “No Mastodon, acreditamos que não deve haver intermediário entre si e o seu público, e que jornalistas e instituições governamentais em particular não devem depender de uma plataforma privada para atingir o público.”

Apesar de o Mastodon ter conseguido aumentar o número de utilizadores por oito no espaço de um mês, vale ressaltar que o grupo continua muito distante dos seus concorrentes, incluindo do Twitter.

Mastodon passa de 350 mil para 2,5 milhões de utilizadores em apenas um mês

Na última contagem, a rede social controlada por Elon Musk contava com 238 milhões de utilizadores. Eugen Rochko, no entanto, parece confiante no futuro do seu serviço.

“Sabendo que a liberdade de imprensa é absolutamente essencial para uma democracia em funcionamento, estamos muito satisfeitos em ver Mastodon tornar-se um nome familiar nas redações de todo o mundo e estamos comprometidos em continuar a melhorar o nosso software para enfrentar os novos desafios que surgem com crescimento rápido e demanda crescente”.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.