Rede Privada: Quem Matou Manuel Buendía? estreia hoje na Netflix

Rede Privada: Quem Matou Manuel Buendía? estreia hoje na Netflix

14 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

Rede Privada: Quem Matou Manuel Buendía? é um documentário que estreia hoje na plataforma de streaming da Netflix, e é realizado por Manuel Alcalá (Museu), produzido por Gerardo Gatica (Ya no estoy aquí, Selva Trágica), Inna Payán (A Jaula de Ouro) e Luis Salinas, e narrado por Daniel Giménez Cacho retrata a vida do jornalista de investigação Manuel Buendía, que foi assassinado em 1984 à porta do seu escritório na Cidade do México.

Mais de 35 anos após a morte do jornalista, este documentário reúne as vozes de vários contemporâneos seus, através das quais o trabalho dele é apresentado e cujos testemunhos levantam a pergunta: quem matou Manuel Buendía… e porquê?

Rede Privada: Quem Matou Manuel Buendía? já está na Netflix

Este documentário que conta com 1 hora e 40 minutos, analisa o trabalho do reputado jornalista mexicano Manuel Buendía e pretende deslindar o seu homicídio e as ligações entre política e tráfico de droga.

Buendía trabalhava para a Private network (Rede Privada), a coluna mais lida e respeitada no México, que ganhou um nível de reputação invejável pela qualidade da informação que oferecia. Naqueles anos, quando a Guerra Fria reinou nos acontecimentos mundiais, o jornalista escreveu sobre as operações da CIA no México, os grupos de extrema direita, os empresários questionáveis, a trajetória sombria de funcionários, o tráfico de drogas e a corrupção governamental. Por isso a sua morte foi considerada pelos seus colegas, e especialistas, um crime de Estado.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.