Recurso altamente esperado chega finalmente ao Windows 11
17 Fevereiro, 2022Arrastar e soltar na barra de tarefas chega finalmente ao Windows 11
A Microsoft iniciou ontem o processo de disponibilização da build 22557 do Windows 11 para membros do programa Windows Insiders, e este pretende ser consistente com vários novos recursos interessantes do programa.
Esta compilação 22557 do Windows 11 marca o retorno da função arrastar e soltar na barra de tarefas. Ele existia no Windows 10, depois desapareceu com o Windows 11, e agora está de volta, o que agradará muitos utilizadores que o pediram desde o primeiro dia.
Também se fala em pastas no nível do menu Iniciar para agrupar aplicações fixas. A partir de agora, basta arrastar e soltar uma aplicação por cima de outra para criar uma pasta. Observe que também será possível dar nome as essas pastas, mas isso não está disponível no momento.
A nova versão do sistema operativo da Microsoft também é uma oportunidade de ter novos gestos de toque. Existem cinco, o que facilitará o uso com um tablet em particular. Os gestos permitem que o utilizador exiba o menu Iniciar, navegue entre as aplicações fixadas, ou até abrir o menu de acções rápidas.
Outra mudança diz respeito aos layouts das âncoras. Basta arrastar uma janela de uma aplicação pela parte superior do ecrã para escolher um dos layouts.
Aqui ficam alguns dos novos recursos que chegaram com a recente actualização:
- O modo de foco (assistente de concentração) adiciona um modo não perturbe.
- Legendas automáticas estarão disponíveis para vídeos, o que será particularmente interessante para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. O atalho de teclado para activá-los será a tecla Windows + CTRL + L. Infelizmente só se fala de disponibilidade em inglês, nos Estados Unidos, no lançamento.
- O gestor de tarefas agora tem direito a um modo escuro e algumas mudanças visuais.
- O Explorador de Ficheiros agora mostra visualizações de pastas.
Os novos recursos mencionados aqui estarão disponíveis gradualmente ao longo do ano com actualizações para o Windows 11. Como lembrete, a Microsoft propôs a todos, esta semana, a primeira grande actualização do sistema operativo, incluindo suporte para aplicações Android.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.