Recuperar ficheiros eliminados nunca foi tão fácil

Recuperar ficheiros eliminados nunca foi tão fácil

28 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

Quantas vezes, acidentalmente, apagamos ficheiros que nos faziam falta? Infelizmente não são assim tão poucas quanto isso. Os acidentes acontecem, e o mais importante é estarmos preparados para essa eventualidade. É por isso que existem aplicações que nos permitem a recuperação de ficheiros. No entanto, a Internet está cheia de aplicações que promete ser eficaz, e no fim o resultado está longe do esperado.

Depois, existem aplicações que cumprem a 100% com aquilo que prometem. Quer seja para recuperar um alguns ficheiros do office ou como recuperar fotos apagadas, o EaseUS Data Recovery Wizard cumpre essa tarefa na perfeição. Alem disso, a aplicação vai muito alem de só recuperar isoladamente alguns ficheiros ou fotografias, já que ele é um programa para recuperar HD, ou seja, pode recuperar todo o conteúdo de uma ou várias unidades presentes no seu dispositivo.

Como recuperar ficheiros eliminados?

Conforme já expliquei em cima, neste tutorial vou explicar esse processo usando o EaseUS Data Recovery Wizard, que até hoje foi uma das aplicações mais eficientes que já testei, quando o assunto é recuperação de arquivos.

Depois de devidamente instalada, deverá executar a aplicação, e chegar a um quadro inicial:

Aqui deverão seleccionar a unidade de onde apagaram os ficheiros que não deviam ter apagado. No entanto, na aplicação, temos um "atalho" mais rápido para os locais mais utilizados, como por exemplo a Área de Trabalho (ambiente de trabalho), a Lixeira (Reciclagem) ou simplesmente seleccionando uma pasta especifica.

Aqui deverão escolher a opção que mais vos convém. Para vos mostrar como é simples a recuperação, vou exemplificar com a opção de selecção de pasta:

Depois de seleccionar essa opção, ele vai naturalmente questionar qual é a pasta em questão. Eu vou seleccionar a pasta padrão das imagens (neste caso do Windows 10), e deverão seleccionar a pasta onde pretende recuperar os vossos ficheiros.

 

 

Depois de seleccionada a pasta, ele vai substituir o nome da pasta que apresenta na "home" do EaseUS Data Recovery Wizard, conforme podem ver na imagem abaixo, e de seguida mandamos verificar no botão para o efeito.

Após carregarmos na opção de verificar, a aplicação vai iniciar a sua tarefa, e os resultados podem ser surpreendentes, já que aplicação vai apresentar quase todos os documentos que alguma vez tiveram nessa pasta, e que foram removidos. Dependendo do tamanho da pasta e da quantidade de documentos que a mesma tinha/tem, essa fase vai demorar mais ou menos tempo. A velocidade do armazenamento como do processador do dispositivo, também influenciam nesta fase. No meu caso em especifico, com uma unidade M.2 esta fase durou menos de 22 minutos, que é realmente muito rápido.

Quando o processo terminar, é seleccionar os ficheiros que pretende recuperar e seleccionar a opção recuperar:

Recuperar ficheiros

De imediato será solicitado a pasta onde pretende guardar os ficheiros recuperados, em que eu optei por escolher uma pasta no desktop com o nome "Restore".

Recuperar ficheiros

Fazemos OK, e de imediato a aplicação inicia o processo onde vai guardar os ficheiros recuperados, na pasta que seleccionou. Aqui esta fase também depende da quantidade de informação que vi recuperar, e do hardware do seu dispositivo. Eu salvei 3 pastas com 10 ficheiros cada (ficheiros de office, fotografias, Zips, e alguns DLL) e uma imagem isolada... e demorou apenas meia dúzia de segundos.

E está feito, na pasta que seleccionou como de destino, tem lá todos os seus ficheiros recuperados.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.