Reconhecimento facial chega à aplicação do Facebook Messenger

Reconhecimento facial chega à aplicação do Facebook Messenger

26 Janeiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Parece que o reconhecimento facial vai chegar ao Facebook Messenger, já que uma versão inicial do recurso foi avistada por Jane Manchun Wong, uma desenvolvedora, que segundo a mesma, à primeira vista, funciona exactamente como os bloqueios biométricos disponíveis no WhatsApp.

Facebook Messenger prepara-se para receber o reconhecimento facial

Os utilizadores terão permissão para activar a autenticação através do reconhecimento facial num ecrã dedicado e escolher quando desejam que o bloqueio entre em vigor, com as opções disponíveis actualmente a incluir períodos de 1 minuto, 15 minutos ou 1 hora depois de sair do Messenger.

“Quando activado, precisará de usar o Face ID para desbloquear a aplicação. Ainda pode reproduzir para mensagens de notificações e atender chamadas se a aplicativo estiver bloqueada. O seu Face ID não é transmitido nem armazenado pelo Facebook ”, diz a descrição do recurso.

Se o “Face ID” tocar alguma campainha, é porque esse é o nome usado pela Apple para o seu sistema de reconhecimento facial, que foi disponibilizado no iPhone X, e nos modelos mais recentes. No entanto, é muito provável que o Facebook renomeie o mesmo para outra coisa antes que o recurso seja publicado para todos os utilizadores, especialmente porque ele também será lançado em dispositivos Android.

Wong diz que a captura de ecrã que vemos abaixo foi feita num dispositivo Android, então o Face ID provavelmente é apenas um espaço reservado no momento para a aplicação do Messenger.

Messenger reconhecimento facial

Preocupações com a privacidade surgiram de imediato

Escusado será dizer que algumas pessoas estão preocupadas em permitir o reconhecimento facial na aplicação do Messenger, já que ela pode colocar em risco a sua privacidade, dados os escândalos nos quais o Facebook esteve recentemente envolvido.

No entanto, o Facebook recolhendo dados de Face ID de um iPhone normalmente não deveria ser possível, pelo menos teoricamente. Uma varredura de Face ID retorna apenas um êxito ou falha de autenticação no serviço, sem transmitir qualquer informação, o que basicamente significa que o Facebook não recebe qualquer dado.

Obviamente, o Facebook provavelmente partilhará mais detalhes sobre como o seu sistema de reconhecimento facial funciona quando o recurso estiver pronto para dispositivos de produção.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.