Raspberry Pi: Responsáveis têm boas noticias para os entusiastas
22 Maio, 2023É publico, durante o tempo da pandemia as coisas não correram bem para o Raspberry Pi: a empresa que produz a muito bem sucedida série de placas de desenvolvimento de baixo custo viu-se em grandes dificuldades de produção. Basicamente, todos aqueles que tentaram comprar uma placa, entre oa anos de 2021 e 2022, sentiram na pela a dificuldade de as encontrar no mercado, e as poucas que haviam, tinham o seu preço super inflacionado.
Agora, o CEO da empresa, Eben Upton, forneceu algumas atualizações sobre a situação através de uma entrevista no YouTube com Jeff Geerling, e as notícias geralmente são boas. Parece que o pior já ficou para trás.
Upton diz que o primeiro trimestre de 2023 foi dececionante, mas que “centenas de milhares” de Raspberry Pis convencionais devem estar disponíveis no terceiro trimestre de 2023, começando com os Zeros, passando para 3s, 3Bs e, finalmente, 4s. Em poucas palavras, os números são estes: entre 750 e 800 mil unidades no primeiro trimestre, previsão de 2 milhões cada no segundo e terceiro, e oferta “ilimitada” a partir do quarto trimestre.
A decisão de deixar o mercado “seco” foi consciente, disse Upton, mas a mais difícil da sua carreira: era preciso decidir o mal menor – sacrificar amadores e entusiastas ou empresas. Upton diz que a maioria dos clientes corporativos do Raspberry Pi são pequenas empresas familiares com 5 a 10 funcionários construindo dispositivos baseados num Pi – e que, está implícito, sofreriam muito com a falta do ingrediente no seu modelo de negócio.
Disponibilidade do Raspberry Pi vai crescer consideravelmente nos próximos meses
Do outro lado, e tendo a capacidade milagrosa de prever o que estava por vir, Upton diz que gostaria de ter armazenado enormes stocks do SoC que alimenta o Raspberry Pi, o Broadcom BCM2835. A entrevista aborda diversos outros temas de interesse dos entusiastas – incluindo o futuro da empresa, considerações e conversas sobre as arquiteturas RISC-V e ARM, a chegada da Sony ao papel de investidor e a expansão do barramento PCIe para mais poderosas placas de vídeo/IA.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.