Raspberry Pi aumenta produção para aumentar disponibilidade
3 Agosto, 2023O Raspberry Pi, o famoso micro computador não experimentou momentos particularmente felizes nos últimos tempos devido à falta de suprimentos eletrónicos. Isso fez com que os produtos da empresa se tornassem quase inacessíveis ou, se disponíveis, viram o seu preço subir significativamente.
Os dispositivos da empresa sempre se caracterizaram pela sua disponibilidade e acessibilidade, mas nos últimos tempos os stocks limitados tiveram canais de distribuição preferenciais, fazendo com que grande parte dos Raspberry Pis disponíveis acabassem nas mãos de compradores comerciais, em vez de revendedores e utilizadores finais.
De fato, muitas lojas online impuseram limites de compra para os utilizadores, mas essa prática pode desaparecer muito em breve graças ao novo plano de produção da empresa. Eben Upton, CEO da Raspberry Pi, vem dizendo há meses que 2023 seria um “ano de recuperação” para o fornecimento dos produtos desenvolvidos pela empresa, e aparentemente está a cumprir a sua palavra.
Na verdade, a empresa aumentou recentemente a produção do Raspberry Pi de 400.000 unidades por mês para 600.000, 800.000 e 1 milhão de unidades por mês. Upton diz que esse aumento de produção pode ser sustentado “pelo tempo que for necessário para eliminar as pendências dos clientes restantes e retornar à disponibilidade gratuita”.
Os efeitos da nova estratégia de produção começam a aparecer aos poucos, algumas lojas online britânicas por exemplo já começaram a retirar as restrições de compra para alguns modelos e, num futuro próximo, certamente outras farão o mesmo.
Raspberry Pi 5 vai ter de esperar
Infelizmente de momento o aumento da disponibilidade não conduz a uma diminuição simultânea do preço de venda, vai demorar algum tempo até que os níveis de disponibilidade voltem ao normal e como bem sabemos, uma vez que um produto aumenta de preço, o regresso à normalidade não é imediato. A empresa parece também ter adiado o desenvolvimento do futuro modelo Raspberry Pi 5, de forma a permitir que o stock dos modelos atuais volte à normalidade.
O aumento da produção da empresa certamente deixará felizes todos os utilizadores que recentemente tiveram que contar com soluções alternativas, mas às vezes incompatíveis com os projetos de hardware e software criados especificamente para o Pi.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.