Raspberry Pi 4 é agora oficial

25 Junho, 2019 0 Por Joel Pinto

A Fundação Raspberry anunciou ontem no seu blog uma nova versão do seu handheld. Enquanto esta nova versão tinha sido planeada para o próximo ano, a Raspberry foi capaz de antecipar a mesma no seu cronograma por 9 a 12 meses, uma vez que o chip 2711B0 agora usado, estava pronto para a produção em massa. O Raspberry Pi 1 e o Zero, em comparação, usam um chip BCM2835C2, a quinta revisão após os chips A0, B0, C0 e C1.

O Raspberry Pi 4, fabricado no processo de 28 nm, usa um processador ARM Cortex-A72 quad-core de 64 bits com clock de 1.5GHz, oferecendo até 3 vezes mais desempenho em média do que o modelo anterior. Essa nova arquitetura, mais ambiciosa, levou a equipa a rever toda a placa de circuito. Como resultado, a RAM agora muda para LPDDR4 com a opção de 1, 2 ou 4 GB de SDRAM, e essas versões custam respectivamente US $ 35, US $ 45 e US $ 55.

Sempre na vanguarda das mudanças, a equipa optou por uma fonte de alimentação USB-C em vez do USB micro-B, que garante 500mA a mais e 1,2A para dispositivos conectados. Para acomodar as mais recentes inovações e ser usado em dois ecrãs de cada vez, o Raspberry Pi 4 substitui a sua porta HDMI tipo A por duas portas micro HDMI tipo D. Como resultado, podemos trabalhar com um monitor 4K a 60 frames por segundo ou dois monitores a 30 frames por segundo. Já o vídeos em formato X265 agora podem ser decodificados.

Sempre na vanguarda das inovações, a porta Gigabit Ethernet muda de lugar e os três conectores à direita do circuito agora excedem um milímetro, para simplificar o design das caixas nas quais os microcomputadores estão embutidos. Um novo sistema operativo Raspbian, baseado no Debian 10 Buster foi revelado e é baseado num novo driver gráfico Mesa V3D, que permite, em particular, desfrutar de uma aceleração de hardware OpenGL em navegadores web.

Finalmente, novos acessórios estão a surgir: um USB tipo C compatível com 5V / 3A e um cabo micro-HDMI de baixo custo.

 

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.