Raptor Lake: Processador de 13ª geração a Intel aparece em teste de benchmark
13 Fevereiro, 2022Os processadores Alder Lake formam a espinha dorsal da família Intel Core de 12ª geração e beneficiam de uma arquitectura híbrida composta por núcleos poderosos e núcleos económicos. Se esta primeira geração subir para 16 núcleos, a próxima família, Raptor Lake, também explorará a arquitectura híbrida com um número maior de núcleos e fará parte da linha Intel Core de 13ª geração.
Agora, um processador Raptor Lake de 24 núcleos surgiu em teste de benchmark. É logicamente o futuro Intel Core i9-13900K que foi encontrado no Ashes of the Singularity.
Com os seus 24 núcleos (em 8 + 16) / 32 threads e a sua gravação Intel 7 (10 nm Enhanced Superfin), ele deve beneficiar de microarquiteturas optimizadas, Raptor Cove para os P-Cores e Gracemont Enhanced para os E-Cores.
Raptor Lake aparece em teste e benchmark
O processador foi testado com 32GB de RAM (presumivelmente DDR5) e uma parte gráfica composta por um GPU RTX 3090, da Nvidia. Segundo os dados do benchmark, e ainda em forma de protótipo, já é capaz de igualar o actual Intel Core i9-12900K, pelo menos neste teste.
Os processadores Raptor Lake devem, em princípio, ser anunciados até o final do ano e competirão principalmente com a linha Ryzen 7000, da AMD, com a sua arquitectura Zen 4.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.