Quem partilha mais dados? O Android com a Google ou o iOS com a Apple?

Quem partilha mais dados? O Android com a Google ou o iOS com a Apple?

31 Março, 2021 0 Por Joel Pinto

Não existe volta a dar, a grande maioria dos sistemas operativos, sejam eles dos nossos computadores, tablets ou smartphones, partilham dados com os seus editores. O Windows faz isso há muito tempo, o Android transmite informações para a Google, e o iOS para a Apple. Mas qual deles partilha mais informações?

Há um ditado muito popular que diz que se não paga por um produto, é provável que você seja o próprio produto. Esse tipo de afirmação é verdade com empresas como a Google ou o Facebook, que oferecem serviços principalmente gratuitos, mas recolhem os seus dados e os revendem os mesmos para anunciantes que, por sua vez, criam anúncios direccionados.

É por esse motivo que não é surpreendente saber que, quando se trata de recolha de dados do utilizador, um estudo recente de Doug Leith, professor de ciência da computação no Trinity College, e especialista em sistemas computadorizados, descobriu que as acções do Android com a Google são 20 vezes superiores às acções do iOS com a Apple.

Android partilha mais dados com a Google do que o iOS com a Apple

Segundo as suas descobertas, na inicialização, um dispositivo Android envia cerca de 1MB de dados para a Google, enquanto um dispositivo iOS envia apenas 42KB para a Apple. Ele também estima que, após 12 horas, o Android já tenha recolhido 1,3 TB de dados contra os 5,8 GB para iOS. Claro, a Google não está muito feliz com a publicação deste estudo.

Num comunicado à ArsTechnica, um porta-voz do Google disse:

“Identificamos falhas na metodologia do pesquisador para medir o volume de dados e não concordamos com as afirmações deste estudo de que um dispositivo Android partilha 20 vezes mais dados do que um iPhone. Segundo as nossas próprias estimativas, esses achados estão muito longe da verdade e já tínhamos levantado os nossos temores sobre essa metodologia com o pesquisador em questão antes dessa publicação.”

É difícil saber ao certo se a metodologia de Doug Leith é tendenciosa ou não, mas se estiver curioso sobre este estudo e quiser saber mais, pode lê-lo na íntegra aqui .

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.