O que é o WiFi 6E? Aqui está tudo o que precisa de saber

O que é o WiFi 6E? Aqui está tudo o que precisa de saber

5 Agosto, 2021 Não Por Carlos Costa

O que é exatamente o WiFi 6E? E como é diferente do WiFi 6? Não houve tempo suficiente para ter mais do que uma vaga impressão do WiFi 6, que era a nova norma WiFi que levaria a um melhor desempenho. Mas agora há o "WiFi 6" com um "E" no final. Então o que significa isso afinal?

Neste artigo, vamos desvendar estes termos técnicos e explicar como irão beneficiar as nossas experiências online.

  • O que é o "WiFi 6E"?
  • Qual é a diferença entre o WiFi 6E e o WiFi 6?
  • Porque é que precisamos do WiFi 6E?
  • Capacidades do WiFi 6E
  • Como é que o WiFi 6E influenciará a vida quotidiana?

O que é o WiFi 6E?

Simplificando, WiFi 6E significa WiFi 6 estendido para a banda de 6 GHz. O WiFi 6E funciona com o mesmo padrão que o WiFi 6, mas com um espectro alargado.

6 GHz é a nova banda de frequência que vai de 5,925 GHz a 7,125 GHz, permitindo até 1.200 MHz de espectro adicional. Ao contrário das bandas existentes, nas quais os canais estão atualmente agrupados no espectro limitado, a banda de 6 GHz existe sem sobreposição ou interferência.

No início de 2020, a FCC (Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos) anunciou a disponibilidade da banda de frequência de 6 GHz para a utilização do espectro não licenciado. Desde então, uma banda adicional eficiente com maior capacidade foi aberta para operação, levando a benefícios significativos tanto para os utilizadores como para a economia global.

Qual é a diferença entre o WiFi 6E e o WiFi 6?

O Wi-Fi 6E oferece todas as mesmas características e capacidades do Wi-Fi 6 - incluindo maior desempenho, menor latência, e taxas de dados mais rápidas. De facto, o WiFi 6E é idêntico ao WiFi 6, com exceção de uma diferença de chave: a banda adicional de 6 GHz.

Abrir a banda de 6 GHz muda o jogo para o WiFi 6. O WiFi 6 traz um melhor desempenho na eficiência e capacidade da rede. Enquanto que as vantagens do WiFi 6 não se concretizam plenamente ao competir com as transmissões WiFi 5 (ou outros rádios). A banda de 6 GHz está disponível apenas para o tráfego WiFi 6, permitindo que o WiFi 6 atinja o seu potencial pretendido.

Porque precisamos do WiFi 6E?

O número de dispositivos WiFi aumentou drasticamente nos últimos anos, e prevê-se que haverá quase 100 mil milhões de ligações à Internet em todo o mundo até 2025. Além disso, dispositivos e aplicações de alta exigência como vídeos 8K e jogos VR/AR tornar-se-ão mais generalizados - tudo isto enquanto competem por sinais limitados. As bandas amplamente disponíveis de 2,4 GHz e 5 GHz com barreiras de entrada mais baixas estão agora demasiado congestionadas para este tráfego crescente. E os canais sobrepostos nelas causam até mesmo um sério congestionamento para as suas ligações. Assim, o WiFi 6 altamente eficiente juntamente com uma banda larga e clara é necessário para lidar com a utilização densa, mais dispositivos e maior tráfego de dados.

Capacidades WiFi 6E

Devido às suas características semelhantes e proximidade à banda de 5 GHz, onde o WiFi já opera, 6 GHz traz capacidade de espectro adicional, fornece blocos de espectro contíguos para acomodar 14 canais adicionais de 80 MHz ou 7 canais adicionais de 160 MHz de largura, e um espectro menos congestionado longe dos dispositivos WiFi 4 ou WiFi 5 herdados.

Congestionamento Minimizado com Greenfield Spectrum

Ao contrário das bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, o largo espectro de 6 GHz é ocupado apenas por ligações WiFi 6E eficientes, eliminando as frustrações atualmente causadas por tantos dispositivos em redes WiFi. Os canais na banda de 6 GHz recentemente aberta também não se sobrepõem uns aos outros, reduzindo consideravelmente o congestionamento da rede.

Vias mais largas para velocidades mais rápidas

O WiFi 6E permite 7 canais adicionais de 160 MHz que duplicam a largura de banda e o débito, permitindo muitas mais transmissões simultâneas com as velocidades mais altas possíveis. Isto traduz-se em utilizadores que apreciam filmes 8K, jogos AR/VR, e downloads de ficheiros grandes - tudo sem buffering.

Capacidade Melhorada com Mais Espectro

O WiFi 6E oferece até 1.200 MHz de espectro adicional para WiFi de 6 GHz, satisfazendo as necessidades de uma utilização cada vez maior de WiFi. Os 1,2 GHz de espectro contíguo mais do que duplica o número de vias atualmente disponíveis para enviar e receber dados, aumentando drasticamente a capacidade da rede, ao mesmo tempo que reduz o congestionamento.

Como o WiFi 6E influenciará a vida diária

O WiFi 6E utiliza as capacidades de 6 GHz para permitir aplicações de alta largura de banda que requerem uma maior velocidade de transmissão de dados, tais como streaming de vídeo de alta definição e realidade virtual, bem como uma conectividade de menor latência para aplicações de jogos online.

Agora que sabe algumas coisas sobre o WiFi 6E, fique atento a todas as últimas actualizações. Não vai querer perder a oportunidade de tirar o melhor partido da última geração de WiFi.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.