Qualcomm anuncia processador de baixo custo para smartphones 5G

Qualcomm anuncia processador de baixo custo para smartphones 5G

4 Setembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Até à bem pouco tempo, talvez uns 6 meses, falar em smartphones 5G significava falar de um telefone de topo, e por consequência caro. Felizmente, isso já não é verdade, já que as fabricantes de chips trabalham em opções mais baratas. Assim, hoje já é possível ter um telefone de gama média com suporte para as redes de nova geração. E a boa noticia agora é: em 2021 chegarão os telefones da gama de entrada, com suporte ao 5G.

É que a Qualcomm anunciou que seus chips móveis Snapdragon Series 4 serão elegíveis para um modem 5G, já no início de 2021. Cristiano Amon, presidente da Qualcomm, explica que este novo meio "foi projectado para superar as expectativas do segmento de mercado de massa oferecendo uma variedade de recursos de médio e alto padrão para um público mais amplo” . A promessa é "tornar o 5G acessível a todos os utilizadores de smartphones".

Qualcomm Snapdragon Series 4 serão compatíveis com as redes 5G

Nenhuma outra informação foi revelada. A Qualcomm não diz quais serão os seus chips móveis com suporte 5G no nível de entrada, nem partilha informações sobre o seu desempenho geral. Provavelmente teremos que esperar até o final de 2020, ou até mesmo ao início de 2021, para conhecer todas as características técnicas.

De qualquer forma, este anúncio é uma boa notícia para os Portugueses, já que os primeiros pacotes 5G deverão ser lançados a meio de 2021 (se tudo correr bem). Eles poderão testar a nova rede móvel sem ter que ter um smartphone de gama média, ou topo de gama, que custam várias centenas de euros.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.