Qualcomm passa a fornecer 4 anos de actualizações para o Android

Qualcomm passa a fornecer 4 anos de actualizações para o Android

14 Maio, 2021 0 Por Joel Pinto

Se há algo que o Android fica muito aquém do iOS, é no suporte. O sistema operativo da Apple tem suporte muito mais estendido do que o Android. Se há fabricantes Android que ainda fazem um bom trabalho, como por exemplo, a Samsung, outras continuam a não dar suporte às versões mais recentes ao sistema operativo móvel da Google.

A grande maioria das vezes, a desculpa das fabricantes é que não têm drivers por parte das fabricantes de chips. Agora, a Qualcomm quer acabar com as duvidas, e começa a disponibilizar suporte durante 4 anos para os seus novos chips… a partir do Qualcomm Snapdragon 888. Ou seja, a partir de agora a empresa disponibiliza drivers durante 4 anos para os seus chips, e confesso que estou curioso para conhecer as desculpas de algumas fabricantes.

A maioria das fabricantes sempre manteve no máximo duas versões do Android, adicionando mais meses de patches de segurança. A impossibilidade de ir além também estava ligada à falta de suporte por parte da Qualcomm, que após um certo período interrompeu o lançamento de drivers, módulos para o kernel e não apenas para seus processadores.

Qualcomm Snapdragon 875

4 anos de suporte por parte da Qualcomm para os novos SOCs

Resumindo, as fabricantes que usam e usarão SoCs Qualcomm, portanto, não têm mais desculpas “externas” para não actualizar os smartphones, e tablets, Android durante mais tempo, já que agora tudo depende da sua vontade (e obviamente de custos). Algumas fabricantes, como a Samsung (a OPPO também está a avaliar o problema) já se moveram nessa direcção e no último período anunciaram uma extensão do suporte de software para muitos modelos em comparação com os dois anos habituais..