Qualcomm detalha o Snapdragon 888 - Novidades em todas as áreas

Qualcomm detalha o Snapdragon 888 - Novidades em todas as áreas

2 Dezembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Tal como acontece todos os anos, a Qualcomm tem um novo SOC que irá equipar os topos de gama Android de 2021, o Snapdragon 888, que a empresa anunciou ontem, e que informamos sobre isso aqui. No entanto, a empresa deixou os detalhes sobre esse novo, e poderoso, processador para serem revelados hoje, e como tal, apesar de já sabermos que ele aproveita uma finura de gravação de 5nm, tem muitas outras novidades.

Antes de discutir os detalhes e as características, deve ser destacado que a plataforma utilizará um modem 5G Snapdragon X60 também gravado no processo de 5nm e que desta vez está integrado directamente no SoC e não separado, como ainda era o caso no Snapdragon 865. Este modem X60 é um dos mais bem sucedidos do mercado, cobrindo um grande número de bandas e permanecendo o único actualmente capaz de oferecer 5G na banda sub-6 GHz e na banda milimétrica (5G mmWave), com agregação 5G. .

A Qualcomm promete velocidades máximas teóricas de downlink de 7,5 Gbps e quantidades de 3 Gbps . Soma-se a isso a integração do componente FastConnect 6900 com suporte para WiFi 6 / WiFi 6E (banda de 6 GHz, além das bandas de 2,4 GHz e 5 GHz) e Bluetooth 5.2.

Snapdragon 888 com CPU Kryo 680 com ARM Cortex-X1 e A78

O Snapdragon 888 ainda é baseado numa configuração octa-core, mas desta vez com núcleos Kryo 680 otimizados, aproveitando a gravação de 5 nm da Samsung. Como poderíamos ter suspeitado, a Qualcomm usa a configuração tri-cluster da geração anterior enquanto usa as mais recentes arquiteturas de núcleo ARM Cortex-X1 e ARM Cortex-A78.

Portanto, encontramos uma configuração:

  • 1 núcleo ARM Cortex-X1 de 2,84 GHz poderoso com cache L2 de 1 MB
  • 3 núcleos ARM Cortex-A78 2,4 GHz com cache L2 de 512 KB
  • 4 núcleos ARM Cortex-A55 econômicos de 1,8 GHz com cache L2 de 128 KB

Por sua vez, a arquitetura ARM Cortex-A78 marca uma sólida progressão (+ 20%) em comparação com os núcleos A77 usados ​​até então, e ainda usados ​​em alguns SoCs de última geração, como no Kirin 9000, da Huawei.

Entre a gravação melhorada e essas novas arquiteturas, a Qualcomm anuncia um ganho de desempenho de 25%, mas também uma eficiência energética melhorada de 25%, o que anuncia uma boa progressão nos benchmarks.

O Snapdragon 888 é capaz de transportar até 16GB de LPDDR5-3200 RAM e oferece compatibilidade Quick Charge 5 com capacidade de carregamento rápido de 100 W e mais, que podemos usar com nomes diferentes.

A parte da GPU ainda é baseada numa plataforma Adreno de sexta geração e conta com um GPU Adreno 660, que em princípio muda pouco em comparação com o Adreno 650. Foi ainda anunciado uma renderização gráfica 35% maior que a versão anterior para um consumo de energia optimizado de 20% e desempenho que se mantém ao longo do tempo, ao contrário da concorrência.

Será interessante ver como o Adreno 660 se comporta contra a GPU ARM Mali-G78 implantada em outras plataformas.

ISP Spectra 580: IPS triplo, 8K e 4K até 120fps

Como sabemos, a fotografia móvel é uma das características favoritas dos consumidores e um elemento significativo no acto de compra de um smartphone. Portanto, a Qualcomm está a ampliar a sua vantagem nessa área dentro do Snapdragon 888, integrando um módulo de processamento de imagem Spectra 580 particularmente poderoso.

Na realidade, o componente é um ISP triplo capaz de lidar com três streams de vídeo 4K simultaneamente (um primeiro) e processá-los em paralelo. Por exemplo, isso permitirá alternar de um sensor de foto para outro perfeitamente, de ultra grande angular para zoom, sem as oscilações do sensor observadas.

E se no ano passado, a Qualcomm anunciou com o Snapdragon 865 a capacidade de processar um fluxo geral de 2 gigapixels por segundo, agora vai para 2,7 gigapixels por segundo com o Snapdragon 888, ou um terceiro melhor.
Muitas otimizações são feitas, como um modo Burst capaz de tirar 120 fotos num segundo ou uma nova arquitetura Low Light permitindo fotografia de qualidade mesmo com apenas 0,1 lux de luz disponível, bem como a possibilidade de tirar fotos HEIF em HDR de 10 bits, dando fotos com 1 bilião de tons possíveis para cada pixel.

Graças aos princípios da fotografia computacional aplicados aos vídeos, e de acordo com o mesmo princípio da fotografia (tirar fotos em diferentes exposições e combinar tudo), o ISP Spectra 580 permitirá que faça vídeos 4K HDR que gerem contrastes muito melhor. Observe que ele é capaz de fazer gravações de vídeo e reproduzi-las em até 4K 120 fps.

A inteligência artificial também permitirá muitos tratamentos, automatizando muitos elementos como nitidez, exposição, balanço de branco ...

Em conjunto com o módulo de segurança, o ISP Spectra 580 é também o primeiro a oferecer compatibilidade CAI ( Content Authenticity Initiative ) através da tecnologia Truepic, que permite autenticar uma foto e detectar qualquer modificação no seu conteúdo, de forma a evite notícias falsas em fotos e deepfakes em vídeos.

Snapdragon Elite Gaming

E uma vez que os jogos estão a tornar-se num aspecto padrão dos smartphones premium, e não mais apenas para smartphones dedicados, a Qualcomm continua a melhorar o seu ambiente Snapdragon Elite Gaming com novos recursos, como Game Quick Touch, permitindo maior capacidade de resposta tátil (+20 % com ecrãs de 60 Hz, + 10% com ecrãs de 120 Hz).


A Qualcomm também está a oferecer suporte a VRS ( Variable Rate Shading ) para jogos móveis pela primeira vez, com ganhos de desempenho de até 30% e capacidade de jogar até 144 fps e HDR de 10 bits.

Podemos encontrar jogos AAA especialmente otimizados para explorar plenamente essas tecnologias, mas também sempre drivers de GPU actualizáveis e a possibilidade de exibir os jogos num ecrã grande para tornar os seus smartphones em verdadeiras consolas de jogos.

FONTE

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.