Qualcomm anunciou o Snapdragon G3x Gen 1: Um processador para consolas portáteis

Qualcomm anunciou o Snapdragon G3x Gen 1: Um processador para consolas portáteis

5 Dezembro, 2021 0 Por Joel Pinto

No final do passado mês de Novembro a Qualcomm realizou o Snapdragon Tech Summit, um evento anual onde a empresa anuncia as suas novidades para o novo ano, e onde por exemplo, foi anunciado o Snapdragon 8 Gen 1, aquele que será o principal processador de equipamentos Android em 2022, e que é o substituto natural do Snapdragon 888.

No entanto, a empresa anunciou muitas outras novidades, entre elas um novo Chip que servirá para alimentar consolas portáteis, o Snapdragon G3x Gen 1. Segundo a Qualcomm, este chip vai oferecer desempenho de ponta para executar todos os jogos Android, reproduzir conteúdo de bibliotecas de jogos em nuvem, transmitir jogos da sua consola doméstica ou PC, e desfrutar do entretenimento das suas aplicações Android favoritas. Alem disso, a Qualcomm diz que ele reune todo o arsenal de tecnologias Snapdragon Elite Gaming para criar uma categoria premium de produtos de jogos de consumo dedicados, a plataforma foi projectada para proporcionar experiências incríveis para jogadores em movimento.

Uma das principais novidades, está no facto da empresa ter revelado uma consola, que por agora é um prototipo e que ficou conhecido como Snapdragon G3x Handheld Developer Kit, que foi construido em parceria com a Razer. Essa consola conta com esse chip e vem com um ecrã OLED HDR de 120Hz.

Snapdragon G3x Gen 1

Snapdragon G3x Gen 1 chegará para alimentar consolas portáteis

Ainda mais impressionante, é que este Snapdragon G3x Gen 1 conta com o mesmo processador do Snapdragon 8 Gen1. Ou seja, é um chip feito de um novo nó de processo de 4nm, com até 20% mais desempenho de CPU e 30% mais eficiência de energia em relação ao Snapdragon 888, um novo GPU Adreno que é 30% mais rápido, com 25% mais eficiência de energia. Também conta com suporte para Unreal Engine 5 VRS Pro e muito mais dentro do "guarda-chuva" Snapdragon Elite Gaming.

De momento ainda não se sabe quando este novo Snapdragon G3x Gen 1 vai começar a surgir em consolas portáteis.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.