Qualcomm anuncia o novo Snapdragon W5 Gen 1

Qualcomm anuncia o novo Snapdragon W5 Gen 1

21 Julho, 2022 0 Por Joel Pinto

A Qualcomm anunciou a nova geração de processadores dedicados a dispositivos vestíveis divididos numa variante básica e uma variante plus, e estou a falar dos Snapdragon W5 Gen 1 e W5+ Gen 1.

O novo SoC visa reviver as fortunas de um mercado que, do lado do Wear OS, sempre pareceu limitado, incapaz de realizar o seu potencial também devido a deficiências estruturais de hardware.

Este novo chipset da Qualcomm marca uma clara divisão dos seus antecessores em termos de desempenho, e também o faz em nome, partindo da nomenclatura antiga (Wear 2100, 3100 4100+) para abraçar o estilo recentemente adoptado nos processadores para smartphones.

O Snapdragon W5+ Gen 1 poderá contar com uma arquitetura híbrida caracterizada por um SoC com processo de produção de 4nm, um grande salto em relação aos 12nm do 4100+, e um coprocessador integrado de 22nm que também inclui um núcleo U55 dedicado à aprendizagem de máquina, algo que acontece pela primeira vez num SoC para smartwatches.

O seu CPU e GPU também actualizados, bem como memórias: agora três vezes mais rápido (LPDDR de 750 MHz a 2133 MHz). A nova arquitectura também oferecerá a capacidade de activar estados de baixo consumo de energia, como Deep Sleep e Hibernate.

Além dos sensores clássicos e ecrã sempre activo, o Snapdragon W5 Gen 1 permitirá suporte para notificações de baixo consumo de energia e a implementação de um altifalante integrado. No que diz respeito à conectividade, deve-se notar a presença do Bluetooth 5.3.

Em termos práticos, tudo isso traduz-se em desempenho dobrado em comparação ao Wear 4100+ anterior, vida útil da bateria de 30-60% melhorada em situações de uso comum (como notificações em segundo plano e ecrã sempre activo), tudo Num formato que pode ostentar um tamanho redução de 30%.

Snapdragon W5 Gen 1

Snapdragon W5 Gen 1 oficialmente anunciado pela Qualcomm

A Qualcomm também revelou o Snapdragon W5 Gen 1, a variante básica da nova plataforma, que se diferencia do modelo superior pela ausência do coprocessador e destina-se a mercados menos exigentes em termos de desempenho, como os de dispositivos de saúde, para crianças e idosos e o mundo empresarial.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.