Qualcomm anuncia o Snapdragon AR2 Gen 1: um novo processador para realidade aumentada

Qualcomm anuncia o Snapdragon AR2 Gen 1: um novo processador para realidade aumentada

18 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

A Qualcomm tinha muitos novos recursos para apresentar na sua conferência. Além do próximo Snapdragon 8 Gen 2, a empresa americana revelou o Snapdragon AR2 Gen 1, que é um processador gravado no processo de 4nm e dedicado a Realidade Aumentada.

40% mais compacto que o Snapdragon XR2, o Snapdragon AR2 Gen 1 destina-se a equipar óculos ou capacetes de realidade aumentada, como do protótipo revelado durante a conferencia pela Niantic (falarei do mesmo em outro artigo).

As dimensões compactas da matriz permitem que o AR2 integre dispositivos com um design limpo; é até possível alojar o chip nas hastes dos óculos AR, o que é lógico visto que este tipo de acessório acabará por ter de se parecer com simples óculos.

Snapdragon AR2 Gen 1 oficialmente anunciado

Snapdragon AR2 Gen 1

Observamos que este novo processador pode funcionar em paralelo com o Snapdragon 8 Gen 2 (por exemplo, se o smartphone abaixo de 8 Gen 2 servir como CPU principal para óculos AR conectados) e também suporta wi-fi 7 e o sistema ultrarrápido FastConnect 7800.

O desempenho da AI é anunciado como 2,5 vezes maior que o do XR2 Gen 1. Quanto aos programadores, eles não são esquecidos com um AR SDK dedicado, o Snapdragon Spaces. Várias fabricantes já estão na fila para integrar o Snapdragon AR2 Gen 1 nos seus futuros produtos, como a Oppo, Lenovo, LG, Sharp, TCL ou até mesmo a Niantic.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.