Qualcomm anuncia o Snapdragon 8 Gen 2: Processador para smartphones Android topo de gama

Qualcomm anuncia o Snapdragon 8 Gen 2: Processador para smartphones Android topo de gama

16 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

A Qualcomm apresentou oficialmente seu novo chip premium, o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2. Pode-se esperar que este processador alimente a maior parte dos smartphones Android, topo de gama, do próximo ano. A fabricante naturalmente credita o seu SoC por estabelecer novos padrões no segmento móvel. Os primeiros smartphones com este chip são esperados para serem anunciados ainda durante este ano.

Asus, Honor, iQOO, Motorola, nubia, OnePlus OPPO, RedMagic, Redmi, Sharp, Sony, vivo, Xiaomi, Meizu e ZTE já são mencionados como os primeiros parceiros. O Snapdragon Smart, entre outras coisas, deve fornecer um push, que permite processamento de fala acelerado e suporta INT4. Isso deve-se ao processador Hexagon atualizado. Isso deve trazer um aumento de mais de quatro vezes no desempenho da IA.

O Snapdragon Sight também está a ser expandido para incluir novas funções, como segmentação semântica em tempo real para gravações de fotos e vídeos. Isso significa que, com o suporte de IA do “ISP cognitivo”. Rostos, mas também cabelos, roupas, o céu e outros elementos da imagem são reconhecidos e otimizados para cada exibição específica. Novos sensores de câmara da Sony e Samsung, como o Isocell HP3, foram especialmente otimizados para este Snapdragon 8 Gen 2. O novo chip também suporta o codec de vídeo AV1 e está pronto para reproduzir vídeos 8K com HDR a 60 fps.

O Snapdragon Elite Gaming agora também deve permitir o RayTracing acelerado por hardware, como nos PCs e consolas de jogos. Diz-se que o novo GPU Adreno oferece até 25% mais potência do que a geração anterior. Já para os seus núcleos de CPU, promete um aumento de eficiência de até 40%. Isso deve permitir que jogue por um longo período de tempo sem que a bateria se esgote muito rapidamente.

Snapdragon 8 Gen 2

Snapdragon 8 Gen 2 oficialmente anunciado

Escusado será dizer que o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 também está equipado para o Wi-Fi 7, e segundo a Qualcomm, é o primeiro SoC com “High Band Simultaneous Multi-Link”. Para não esquecer, o Snapdragon Sound está pronto para áudio espacial com rastreamento dinâmico da cabeça. O X70 com suporte 5G serve como modem. Pela primeira vez, 5G+5G/4G Dual-SIM Dual-Active agora é suportado. Assim, dois SIMs 5G podem ser utilizados em paralelo.

Além disso, o Snapdragon Secure é adicionado para aumentar a segurança no sistema. Aliás, novos benchmarks para o novo Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 ainda não estão disponíveis, mas certamente haverá muito o que fazer nos próximos dias.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.