Quake II Enhanced disponível para PC, Xbox, PlayStation e Nintendo Switch
11 Agosto, 2023Dois anos após “a queda da sombra”Shadow Drop”, a primeira remasterização de Quake, a Bethesda voltou a fazer isso com o segundo jogo da franquia, o Quake II, e anunciou antes mesmo da abertura da QuakeCon.
É certo que o jogo vinha a surgir em alguns rumores há alguns meses, mas nada sugeria um lançamento tão rápido, e sem anúncios prévios. Devemos esse redesenho modernizado mais uma vez às mãos dos Nightdive Studios, e o resultado realmente vale a pena ser visto, graças em particular a uma resolução 4K e uma taxa de frames e texturas aumentadas, bem como modelos um pouco mais detalhados do que os grandes pacotes de pixeis do lançamento original de 1997.
Inevitavelmente, as versões Xbox Series e PlayStation 5 beneficiam de uma melhor taxa de frames (120 fps em 4K) do que a versão para a Nintendo Switch (apenas em Full HD). Para não estragar nada, a banda sonora assinada por Sonic Mayhem vai pontuar a ação frenética do jogo como não poderia deixar de ser.
No que diz respeito aos modos de jogo, beneficiamos aqui da campanha principal, das expansões The Reckoning e Ground Zero, de um novo pack de 28 missões chamado Call of the Machines e ainda dos 19 níveis de Quake II 64. Apesar da sua afiliação com a Xbox, a Bethesda oferece quase paridade na Xbox Series e PlayStation 5… exceto pelo modo de ecrã dividido local, que vai até oito jogadores no máximo no Xbox Series, e “apenas” até 4 jogadores para a Switch e PS5. E claro, multiplay é crossplay.
Quake II Enhanced já está disponível
Vale lembrar que Quake II ainda hoje é considerado um monumento dos videojogos e acima de tudo um dos FPS mais “divertidos” já criados, tanto muito acessível quanto técnico. Quando haverá uma remasterização de Quake III ou mesmo uma revisão completa da franquia (como foi o caso de Doom)? Boa questão, mas a remasterização deste Quake 2 está a ser oferecida por 9,99 euros em todas as plataformas compatíveis.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.