E se pudesse ter o ChatGPT diretamente no seu smartwatch?

E se pudesse ter o ChatGPT diretamente no seu smartwatch?

13 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Ter um assistente virtual diretamente no nosso pulso sem a necessidade de utilizar um smartphone é algo que já existe há muito tempo. O Google Assistant e o Siri, e estes são só alguns exemplos, estão integrados aos relógios Wear OS e Apple Watch e diga-se de passagem que são muito fáceis de utilizar.

Mas, infelizmente, esses assistentes às vezes carecem de inteligência, já que as respostas muitas vezes estão longe daquilo que era esperado, e muitas vezes chegam a dececionar em questões realmente básicas, que leva a que muitos utilizadores pura e simplesmente, não utilizem esse recurso.

Depois temos o ChatGPT, com o seu modelo de linguagem particularmente poderoso, que demonstra que é possível ter um assistente muito mais relevante e eficiente. É certo que as respostas do bot da OpenAI não devem necessariamente ser interpretadas literalmente, dados os erros factuais que podem conter, mas realmente dão a sensação que estamos perante um assistente real.

O OpenAI oferece aos programadores a utilização do GPT-3, o modelo de linguagem que serve de base para o ChatGPT. Uma ferramenta muito poderosa que os programadores podem aproveitar nas suas próprias aplicações.

A verdade é que não foi preciso esperar muito tempo para ver o mesmo em muitas aplicações, e agora, a editora Modum não hesitou em integrá-lo numa aplicação para o Apple Watch. Estou a falar do watchGPT, que permite que o utilizador faça qualquer pergunta ao relógio, o GPT irá interpretá-la e propor uma resposta. Tal e qual como no ChatGPT.

A pergunta pode ser feita por voz ou “digitada” (o que não necessariamente fica óbvio no pequeno ecrã do relógio). É possível adicionar uma complicação na face do Apple Watch que iniciará imediatamente o watchGPT sem a necessidade de passar pelo menu de aplicações. A resposta gerada pode então ser partilhada diretamente das opções de observação.

Deve saber que o uso da API OpenAI não é gratuita para os programadores, já que estes têm de pagar ao criador do ChatGPT para poder utilizar o modelo GPT. É por isso que a app watchGPT é uma aplicação premium, e por isso custa 4,99€. Ela certamente irá melhorar com o passar do tempo, e em breve poderá ter uma conversa diretamente com o chatbot no smartwatch.

watchGPT leva o chatGPT para o Apple Watch

O ChatGPT realmente está em todo lado desde o seu lançamento. É utilizado para escrever romances (não necessariamente muito bons) e a sequência de One Piece, hospedar uma estação de rádio e, claro, também está presente no Bing, tendo a Microsoft investido muito no capital da OpenAI. A propósito, com sucesso: o mecanismo de pesquisa ultrapassou a barreira dos 100 milhões de utilizadores ativos por dia, graças ao bot.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.