Próxima versão do Firefox vai chegar com segurança de sandbox reforçada

Próxima versão do Firefox vai chegar com segurança de sandbox reforçada

7 Dezembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Com o Firefox 95.0 a Mozilla vai dobrar a segurança do seu navegador, de uma nova forma, e que no mínimo é interessante. O Firefox apresentará uma nova tecnologia de sandbox para ajudar a mantê-lo protegido contra bugs e vulnerabilidades no seu código.

Para quem não sabe, o sandbox é um método bastante comum de lidar com possíveis violações, e ele funciona isolando o código para impedir que qualquer vulnerabilidade em aplicações tenham acesso a todo o navegador.

Segundo está a ser revelado pelo pessoal do The Verge, a tecnologia é chamada de RLBox, e tem funcionado como um protótipo para o Firefox para Mac e Linux, mas agora está a chegar com toda a força para os utilizadores do Windows. Ele foi desenvolvido pelos esforços combinados da University of California e da University of Texas, e é um próximo nível porque pode separar secções de código dentro de aplicações.

A Mozilla tem como alvo específico vários componentes do Firefox com RLBox como esforços preventivos. Mecanismo de renderização de fontes grafite, verificador ortográfico Hunspell, formato de contêiner de multimédia Ogg, analisador XML Expat e formato de compressão de fonte da web Woff2 foram todos isolados. Dessa forma, se houver problemas com o código, ele não representará uma ameaça para todo o navegador.

Firefox

Firefox com segurança reforçada

Ao discutir a segurança anteriormente, Mozilla explicou que uma grande ajuda do RLBox surge graças a trabalhar com C e C ++, que são notórios por ter bugs de segurança. A maior parte do código mais recente do Firefox é feito em Rust, que é muito mais seguro, mas ainda há muito código antigo em uso. O RLBox permite que o código seja isolado para que não represente uma ameaça para o resto do sistema.

O Firefox costumava ser um dos navegadores mais proeminentes, mas não é mais o caso, tendo perdido 46 milhões de utilizadores nos últimos três anos. É ainda menos popular do que o Edge da Microsoft, no entanto, o Firefox é o melhor para jogadores de PC, pelo menos por enquanto. E este belo toque de segurança é absolutamente uma marca a seu favor. Dito isso, provavelmente nem tudo são boas notícias para o navegador da Mozilla, já que recentemente, a empresa conduziu testes para ver se os utilizadores ficariam felizes em trabalhar com o Bing, como mecanismo de busca padrão, em vez da Google. E isso não parece ter agradado os utilizadores.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.