Processadores AMD Ryzen vão ficar ainda mais rápidos

Processadores AMD Ryzen vão ficar ainda mais rápidos

30 Outubro, 2019 0 Por Joel Pinto

Se possui um processador AMD Ryzen e a motherboard que utiliza é da MSI, fique a saber que o conjunto prepara-se para ficar ainda mais rápido. A MSI prepara-se para actualizar a BIOS das suas motherboards com o chipset AMD X570 com as bibliotecas AGESA 1.0.0.4, e que segundo a fabricante, levará até menos 8 segundos no Boot.

Motherbords da MSI com BIOS com bibliotecas AGESA 1.0.0.4

Esses 8 segundos de ganho foram obtidos através de testes, realizados pela empresa, numa motherboard MEG X570 Godlike, onde foi medido o tempo de arranque usando o sistema da BIOS com o microcódigo AGESA 1.0.0.3 ABBA, mais antigo, e depois com o mais recente patch B. AGESA 1.0.0.4 AGESA. O processador utilizado no teste foi um Ryzen 5 3600 acompanhado por 16 GB de RAM.

Como resultado, a velocidade do download aumentou mais de 20%. Além disso, o MSI mediu o tempo de inicialização em vários casos: após redefinir as configurações padrão (Clear CMOS), imediatamente após fazer alterações e durante a inicialização normal. Em todos os casos, após a actualização da BIOS, o boot é sempre entre 7 a 8 segundos mais rápido.

Os ganhos da nova BIOS com as bibliotecas AGESA 1.0.0.4, não ficam por aqui. Por exemplo, a frequência dos processadores Ryzen 3000 aumentará com o novo microcódigo. No total, mais de cem melhorias foram disponibilizadas com esta nova BIOS.

Conforme já revelei, esta semana as novas versões da BIOS com as bibliotecas AGESA 1.0.0.4 chegarão às primeiras motherboards da MSI com o chipset X570. No entanto, a fabricante prometeu que em Novembro, lançará  actualizações semelhantes para as motherboards com os chipsets AMD das séries 300 e 400.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.