Está com problemas a aceder aos serviços da Garmin? Fique a saber o que se passa
25 Julho, 2020No passado dia 22 de Julho, a Garmin sofreu um ataque de ransomware, e se possui, por exemplo, um smartwatch de marca e está a ter problemas para sincronizar os seus dados com o Garmin Connect, não está sozinho. O serviço é um dos mais afectados pelo ataque cibernético. Nas redes sociais, muitos utilizadores afirmam ser contemplados com uma mensagem de erro a indicar que o serviço está temporariamente indisponível, o que a marca confirma num comunicado à imprensa.
No momento em que este artigo está a ser escrito, o problema ainda não estava resolvido. As consequências para a empresa, e para os seus clientes, ainda devem durar mais dias.
“Actualmente, os nossos servidores estão offline para manutenção e isso afecta o Garmin Connect Mobile, o nosso site e o Garmin Express. Fazemos o possível para resolver o problema o mais rápido possível”.
Como o ataque diz respeito aos servidores da marca, praticamente todos os dispositivos da empresa são afectados, e naturalmente que os utilizadores estão preocupados. Essa falha também afecta os call centers da marca, que não podem receber chamadas, e-mails ou mensagens através do chat online.
WastedLocker: o ataque ransomware que mandou abaixo os serviços da Garmin
A Garmin está a ser muito discreta a abordar os motivos dessa grande falha disfarçada sob o pretexto de manutenção. Mas, segundo algumas informações dos funcionários da marca, actualmente está a sofrer com ransomware chamado WastedLocker, informações confirmadas por Phil Stokes, pesquisador de segurança do SentinelOne.
Esta não é a primeira vez que o ransomware prejudica uma empresa, ou instituição. Em Dezembro do mesmo ano, um ataque cibernético muito semelhante mandou abaixo praticamente toda a rede de Nova Orleans. Este ransomware é relativamente novo e foi criado pelo Evil Corp, um formidável grupo de cibercriminosos russos. Esse malware é galopante desde maio de 2020 e já afectou empresas de vários sectores, incluindo grandes empresas da Fortune 500 nos Estados Unidos.
A Garmin, também conhecida pelos seu GPS e Dashcams, é adicionada à lista. Ainda não sabemos a extensão dos danos que esse ataque cibernético teve na empresa, mas segundo é revelado, ainda deve durar pelo menos mais este fim de semana.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.