PrintNightmare: Microsoft resolve a grave vulnerabilidade do Windows

PrintNightmare: Microsoft resolve a grave vulnerabilidade do Windows

7 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

Há alguns dias falamos aqui do PrintNightmare, uma vulnerabilidade que afecta todas as versões do sistema operativo Windows. Agora, parece que a Microsoft está a implementar uma correcção para essa falha, que é de tal forma grave que levou a Microsoft a lançar um patch para o Windows 7, que já não recebe suporte desde Janeiro de 2020.

Os hackers que se aproveitam dessa vulnerabilidade podem executar código remotamente com privilégios de nível de sistema. Isso permite que eles instalem programas nos computadores das vítimas, excluam ou modifiquem dados e criem novas contas com direitos totais de utilizador. A vulnerabilidade afecta todas as versões do Windows, e a empresa aconselhou os utilizadores a desactivar o Spooler de impressão para interromper a impressão local, e remota, e assim evitar o ataque dos hackers. No entanto, fazer isso desactiva a possibilidade de se poder imprimir. Alem disso, a Microsoft também pedia para desactivar o recurso de impressão remota, através da Política de Grupo do sistema operativo. Mas essa tarefa não está ao alcance de todos.

Huawei Microsoft PrintNightmare

PrintNightmare resolvido pela Microsoft

“Recomendamos que instale essas actualizações imediatamente”, diz a Microsoft. "As actualizações de segurança lançadas a 6 de Julho de 2021 contêm protecções para o CVE-2021-1675 e a falha de execução remota de código adicional no serviço Windows Print Spooler conhecido como PrintNightmare, documentado em CVE -2021-34527" , acrescenta o grupo.

Isso significa, que se tiver um PC com Windows, faça uma viagem rápida até ao Windows Update para descarregar as actualizações.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.

Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.