Primeiro processador da Apple para os MacBook chegará com 12 núcleos?
19 Julho, 2020Durante a palestra do WWDC 2020 a Apple fez um anuncio que abanou o mercado de dispositivos: colocou de lado a Intel para dar espaço para o seu próprio processador, que vai equipar os novos MacBook. Na ocasião, não foram revelados mais detalhes sobre como seria esse seu processador, apenas indicaram que o mesmo chegaria ainda este ano.
Agora, novas informações dão conta de que o novo processador da Apple será um chip com 12 núcleos, o que só por si já é um óptimo indicador. Infelizmente, como os chipsets personalizados da série A, da Apple, são divididos em núcleos de alto desempenho e de eficiência, não sabemos qual será a configuração deste processador ARM. Também não sabemos como a Apple o chamará, mas parece que descobriremos num futuro próximo.
Apple Silicon with 12 cores…😎
— Apple RUMORs (LEAKS) (@a_rumors0000) July 18, 2020
Processador ARM da Apple chegará com 12 núcleos
Rumores anteriores já haviam mencionado que o chipset de 12 núcleos apresentaria oito núcleos de alto desempenho, e quatro núcleos de eficiência, com o primeiro produto com esse chip a ser o MacBook Pro, de 13 polegadas, com o desenvolvimento da máquina iniciando no quarto trimestre, 2020. O informante também não forneceu informações relacionadas ao tipo de desempenho que esperávamos do processador da Apple de 12 núcleos, mas os benchmarks anteriores já nos deram algumas informações.
O A12Z Bionic em execução no Mac mini baseado em ARM, mesmo com o chipset a executar aplicações através da camada de tradução da Apple Rosetta 2, que faz causar alguma perda de desempenho, ele bateu o SoC que por exemplo equipa o Surface Pro X, que funciona em todo o seu potencial. Não apenas isso, mas o GPU do A12Z Bionic conseguiu bater os GPUs do Ryzen 5 4500U e do Intel Core i7-1065G7, nos testes de OpenCL.
Isso poderá significar que o novo processador da Apple poderá ser um “monstro” em termos de desempenho gráfico, como de computação. Mas vamos esperar para ver.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.