Pela primeira vez desde 1987: Vendas de Vinil superam as de CDs

Pela primeira vez desde 1987: Vendas de Vinil superam as de CDs

12 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

É um dado adquirido: ouvir música em streaming fez com que todos concordassem e relegassem o CD e ainda mais o vinil para o “caixote do lixo da história das tecnologia”. Bem, quase, porque o mercado do CDs continua a flutuar da melhor forma possível enquanto, ainda mais surpreendentemente, o vinil vive um ressurgimento espantoso, como se alguns audiófilos se arrependessem da pequena cerimónia de colocar o seu LP no gira-discos.

Nos Estados Unidos, esse renascimento do vinil transformou-se numa revolução palaciana: a RIAA ( Recording Industry Association of America) declara que as vendas de vinil superaram as vendas de CD em 2022, algo que não acontecia desde… 1987!

E a diferença é significativa: 41 milhões de vinis foram vendidos nos EUA no ano passado, contra apenas 33 milhões de CDs. Em valor, o “disco” já superava os CDs há 5 anos, mas agora, o vinil ocupa o segundo lugar entre as plataformas musicais nos EUA, que ainda assim está muito atrás do streaming (que representa 84% do mercado de música nos EUA).

As vendas de vinil no período aumentaram 17% (para um valor total de 1,2 biliões de dólares), enquanto, ao mesmo tempo, as vendas de CDs caíram 18%. Essa surpreendente recuperação do vinil não ocorre apenas nos Estados Unidos: segundo a ERA (Entertainment Retailers Association), o vinil também superou o CD no Reino Unido, e estamos a assistir um aumento nas vendas na Alemanha, Japão e Coreia do Sul.

Vinil está a viver uma nova vida

A nostalgia faz parte desse sucesso do vinil, mas não só: os artistas contemporâneos também apreciam o uso desse meio físico, que destaca as capas elaboradas em colaboração com designers gráficos, sem falar nos álbuns de colecionadores com guloseimas e outras peças raras. No ano passado, o artista que mais vendeu vinis nos Estados Unidos foi ninguém menos que Taylor Swift (1,7 milhão de vinis vendidos), seguido por Harry Styles (719 mil vinis) e… os Beatles (533 mil vinis).

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.