Prime Video vai vender parte do seu catálogo à Netflix e Disney

Prime Video vai vender parte do seu catálogo à Netflix e Disney

16 Maio, 2023 0 Por Joel Pinto

A crise toca a todos, até mesmo às plataformas de streaming. A fragmentação da oferta existente enfraqueceu a hegemonia dos grandes nomes do setor. Toda a gente tem a sua própria estratégia para tentar manter as finanças oscilantes à tona. Para a Netflix, isso significa um redesenho das ofertas existentes, juntamente com aumentos graduais dos seus preços e um congelamento de contratações com o objetivo de economizar 300 milhões de dólares. Para a Prime Video, a Amazon decidiu jogar o cartão da partilha, comercializando algumas das suas produções originais.

No passado dia 8 de maio, a Amazon anunciou a criação de uma nova entidade chamada Amazon MGM Studios Distribution. Em linha com a recente aquisição da MGM, a gigante americana passará a comercializar títulos do seu catálogo para outras gigantes do streaming, como a Netflix e a Disney. Além das 4.000 longas-metragens e 17.000 episódios de séries obtidos na aquisição da MGM, a Amazon também deve colocar à venda determinados conteúdos com o selo Amazon Prime Originals.

Aquando do seu lançamento, a Amazon MGM Studios Distribution deverá oferecer vários filmes bastante conhecidos do grande público, como Coming 2 America ou Borat Later Moviefilm. A Maravilhosa Srª Maisel também deve perder a exclusividade de transmissão na Prime Video, e chegar ao catálogo de uma potencial nova empresa.

Ao comprar a MGM pela módica quantia de 8,5 biliões de dólares, a Amazon persegue as suas ambições de se impor em todas as frentes do entretenimento. Depois de ter dominado o setor do e-commerce e da venda de livros online, a empresa quer fazer da produção seriada e cinematográfica a sua nova galinha dos ovos de ouro. Os meios utilizados há vários anos para expandir o seu catálogo e produzir o seu conteúdo exclusivo confirmaram os projetos da Amazon, e é claro que a empresa consegue sair do jogo com muita habilidade.

O anúncio desta nova subsidiária vem, portanto, no momento certo. Como chefe de distribuição da MGM Studios, Chris Ottinger, chefe de distribuição da MGM, continuará a supervisionar as operações, incluindo o marketing das próximas séries centradas nos personagens de James Bond e Rocky Balboa.

“Com a integração da MGM, queríamos aproveitar a equipa existente para expandir os nossos negócios de uma forma que beneficiaria muito os nossos clientes em todo o mundo”, disse Jen Salke, que lidera a Amazon e a MGM Studios, num comunicado oficial.

Prime Video poderá vender parte do seu catalogo aos seus concorrentes

Essa decisão por parte da Amazon pode impactar, do que pensávamos, a indústria do entretenimento e, mais particularmente, as plataformas de streaming, não só a Prime Video em si. Num mercado atual em que as plataformas atraem o seu público com o conteúdo exclusivo, a gigante do e-commerce parece estar a jogar exatamente o oposto. Correndo o risco de precipitar a padronização de plataformas concorrentes.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.