Presidente analisa o desenvolvimento da Nintendo desde os anos 2000

Presidente analisa o desenvolvimento da Nintendo desde os anos 2000

3 Fevereiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Como parte do último relatório trimestral, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, lançou uma retrospectiva sobre a evolução da indústria de vídeo jogos e da Nintendo nos últimos 20 anos. Furukawa explica como a estratégia da Nintendo mudou sem ignorar a auto-imagem da empresa.

Quando Furukawa foi nomeado presidente da Nintendo, ele discutiu as questões no plenário da liderança: "O que é a Nintendo?" e "O que a Nintendo faz principalmente como empresa?" Para a rodada, a resposta foi simples: a Nintendo é uma empresa que desenvolve produtos de entretenimento e faz as pessoas sorrirem. Furukawa afirma que a Nintendo tem visto o entretenimento como a sua pedra angular e continua a fazer as pessoas sorrirem. A autoconcepção da empresa não mudou, apesar do mercado de vídeo jogos ter mudado drasticamente.

Furukawa ressalta que o desempenho das consolas levou a jogos cada vez mais complexos no início dos anos 2000. No público em geral, isso reforçou a impressão de que os jogos eram adequados apenas para um grupo selecto de fãs. Esse desenvolvimento levou a uma estagnação do mercado e a uma demanda decrescente por jogos, na medida em que as diferenças entre os consumidores cresceram. A Nintendo chama esse desenvolvimento internamente de um fenómeno "gamer drift".

Com a DS e a Wii, a Nintendo respondeu a esse fenómeno com a sua estratégia de "expansão da população de jogos". Os dois sistemas ofereciam oportunidades que davam acesso a todos os jogos, independentemente de idade, sexo ou experiência com jogo. Os esforços para expandir a base de compradores foram responsáveis ​​por grande parte das descobertas do DS e da Wii, disse Furukawa.

Com o final dos anos 2000, os dispositivos inteligentes finalmente se espalharam rapidamente. Até agora todo a gente carrega um dispositivo que pode ser usado para jogar. Juntamente com a crescente popularidade de novos modelos de pagamento, como o free-to-play, também se tornou economicamente mais fácil desenvolver jogos e levou a muitos novos jogos.

Dentro deste ambiente em mudança, a Nintendo redefiniu os seus pontos fortes. Além do desenvolvimento de produtos de hardware e software, foram feitos esforços para desenvolver novas ideias de negócios. Eles concentraram-se nas personagens e mundos de jogo que foram criados na história da Nintendo. A estratégia foi aumentar o número de pessoas que têm acesso às marcas da Nintendo. Como resultado, abriu o mercado de dispositivos inteligentes e começou a expandir as suas marcas, como parques de diversões, conteúdo de vídeo e merchandising.

 

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.