Prepare-se para ainda mais anúncios no Facebook e no Instagram

Prepare-se para ainda mais anúncios no Facebook e no Instagram

13 Maio, 2023 0 Por Joel Pinto

Infelizmente, as novidades importantes nem sempre são boas, e as mais recentes devem satisfazer apenas os criadores de conteúdo do Facebook e Instagram, aquelas que são as duas redes sociais mais populares do momento, e ambas de propriedade da Meta.

De fato, a gigante da rede social anunciou que vai aumentar os anúncios em Reels no Facebook e no Instagram e que mudará a forma como os criadores podem ganhar dinheiro com os seus conteúdos.

A Meta anunciou que está a “acelerar” o seu plano de trazer anúncios para Reels no Facebook, especificando que já existem milhares de criadores elegíveis para participar do programa de monetização e acrescentando que os planos da empresa incluem o lançamento de uma programação semelhante para os criadores de Reels no Instagram (isso deve acontecer nas “próximas semanas”).

Segundo as informações, a Meta pagará aos criadores de conteúdo utilizando um novo modelo que paga aos criadores com base no desempenho dos seus Reels públicos e não nos ganhos de anúncios nesses Reels, acrescentando que inicialmente os pagamentos no período de teste serão determinados pelo número de visualizações. Por outras palavras, os criadores que acumularem mais visualizações ganharão mais, independentemente de outras métricas de engajamento ou da quantidade de receita de anúncios gerada pelos seus clipes.

Meta colocará mais anúncios no Facebook e no Instagram

Parece que a decisão de priorizar as visualizações foi tomada com base em testes anteriores da gigante da rede social: na prática, a equipa do Meta teria notado que os pagamentos baseados no desempenho do anúncio às vezes podem impactar negativamente os criadores por coisas que estão fora do seu controlo.

Resta entender como concretamente os criadores de conteúdo poderão ganhar com este novo sistema e qual será o impacto nos utilizadores finais no que diz respeito à experiência geral nas duas plataformas sociais.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.