Está a ser preparado um gigantesco ciberataque contra os bancos europeus
11 Fevereiro, 2022Segundo informações reveladas pela Reuters, o Banco Central Europeu (BCE) está a informar os bancos por toda a Europa que um possível ciberataque incentivado pela Rússia, no meio da crescente tensão diplomática sobre a Ucrânia, está a ser preparado.
Potências ocidentais estão preocupadas com o envio massivo de tropas russas para a fronteira com a Ucrânia, o que levantou temores de uma possível invasão do país, após a anexação da Crimeia em 2014. Agora os supervisores dos bancos na zona do euro devem estar em alerta máximo perante a ameaça de ciberataque por parte da Rússia.
O banco central questionou os bancos sobre as suas defesas. As instituições bancárias realizaram exercícios para testar a sua capacidade de repelir um ataque. O BCE, que fez da cibersegurança uma das suas prioridades, não quis comentar publicamente este assunto.
Estará a Rússia a preparar um ciberataque contra os bancos europeus?
No entanto, estas preocupações são partilhadas por outros reguladores financeiros em todo o mundo. O Departamento de Serviços Financeiros de Nova York emitiu um alerta às instituições financeiras no final de Janeiro sobre a ameaça de ciberataque como retaliação às sanções dos EUA contra a Rússia, no caso de uma invasão à Ucrânia.
Além disso, esta semana, Mark Branson, presidente da polícia alemã do mercado de acções Bafin, considerou que os ataques cibernéticos estavam intimamente ligados a questões geopolíticas, e de segurança.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.