Ainda precisa do Internet Explorer? Então nem sonhe com o Windows 11

Ainda precisa do Internet Explorer? Então nem sonhe com o Windows 11

27 Junho, 2021 Não Por Joel Pinto

O Windows 11 é agora oficial, e já sabemos que chegará com uma série de mudanças em termos de recursos, se comparado com o Windows 10 e, num documento de suporte técnico, a Microsoft fornece-nos uma visão mais detalhada dessas mudanças.

Em primeiro lugar, vale a pena saber que o Internet Explorer, o antigo navegador que já está projectado para ser descontinuado, será totalmente desabilitado no Windows 11, e com o Microsoft Edge a ser oferecido como opção padrão. O modo IE integrado também permite substituir o Internet Explorer em todos os dispositivos.

Alem disso, a Microsoft diz que a Cortana não será mais fixada na barra de tarefas, ou incluída na experiência de primeira inicialização, o que faz sentido, especialmente porque a empresa já estava a trabalhar para tornar o assistente digital uma aplicação menos importante no seu sistema.

Internet Explorer

Internet Explorer desaparece completamente no Windows 11

O menu Iniciar também está passando por uma grande transformação. Além de utilizar o design do Windows 10X, agora está centralizado, mas o menu Iniciar também desiste dos blocos dinâmicos, com a Microsoft a dizer que os utilizadores agora podem usar widgets. Grupos nomeados e pastas de aplicações deixam de ser suportados, e o layout do menu Iniciar não é redimensionável (embora a empresa não exclua a adição de tal opção no futuro). E por último, mas não menos importante, as aplicações e sites fixados não seriam migrados se actualizasse do Windows 10 para o Windows 11.

A Microsoft também removeu o status rápido do ecrã de bloqueio e a Ferramenta de Recorte permanecerá no sistema operativo, mas com a nova Interface.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.