Como potenciar a performance do teu computador para gaming

Como potenciar a performance do teu computador para gaming

18 Julho, 2022 0 Por Redação

Um estudo recente realizado pela DFC Intelligence, dedicado ao mercado do gaming, demonstrou que, em meados de 2020, o número de pessoas no mundo a jogar videojogos aumentou para 3.1 mil milhões. Considerando que a população total do planeta estava nos 7.8 mil milhões em Julho, podemos dizer que cerca de 40% da população mundial aprecia esta forma de entretenimento. Sabe-se também que 1.5 mil milhões destes jogam no PC, o que corresponde a cerca de 48% de todos os jogadores.

Actualmente, os jogos requerem níveis mais altos de hardware, e a performance está entre as principais prioridades para os jogadores. Alguns optam por montar os seus próprios computadores, estritamente para as suas necessidades – assegurando que os jogos correm sem problemas, mesmo aqueles que são exigentes a nível gráfico. Contudo, nem todos os fãs de gaming têm essa possibilidade – algumas pessoas já têm um computador ou laptop, que de forma geral funciona, a menos que o objectivo seja jogar videojogos.

Considerando que quase metade dos jogadores utilizam PC, adaptar estes dispositivos para que consigam correr jogos sem problemas é muito importante. Os especialistas da Kaspersky prepararam uma lista de dicas e truques para os utilizadores potenciarem o desempenho do seu computador quando jogam os seus jogos favoritos. Estas dicas estão divididas em duas categorias-chave – “Hard” e “Soft”. Apesar de não conseguirem por si só transformar um computador velho numa máquina poderosa, estas dicas cobrem os principais lifehacks e ajudam a potenciar o melhor do dispositivo.

‘Hard’ Tips

Dicas relacionadas com elementos do computador

Ao fazer a decisão de compra de um computador gaming, é importante ter em conta o equilíbrio e harmonia entre todas as componentes. Por exemplo, se comprarmos um computador com uma placa gráfica muito poderosa, mas que, ao mesmo tempo, tem um processador velho ou de gama média, então dificilmente se atingirá a performance desejada.

O próximo aspecto a considerar é o arrefecimento. Infelizmente, até o mais poderoso sistema de arrefecimento pode não funcionar se a temperatura da sala ultrapassa os 30 graus, portanto tenta garantir que o PC está num espaço relativamente fresco. É importante garantir ainda que o ar corre na unidade do sistema. Colocar o computador num sítio sem ventilação não é a melhor opção – um computador é como uma pessoa: precisa de respirar.

Dicas para componentes adicionais

Uma das dicas mais importantes para atingir o melhor desempenho é escolher a fonte de alimentação correta. Há algumas calculadoras de energia que permitem verificar qual a fonte mais indicada para o dispositivo (por exemplo, esta). Idealmente, a margem de desempenho deve rondar os 25%-30%. Sem uma alimentação energética adequada, mesmo o melhor hardware não será capaz de entrar no "modo boost" com a potência máxima.

Outra ferramenta eficaz para gamers é a fonte de alimentação ininterrupta (ou UPS, seguindo a designação inglesa). É um dispositivo que fornece um backup de bateria e protege os dispositivos de possíveis falhas de energia ou sobre voltagem. Uma UPS pequena pode fornecer energia durante alguns minutos, enquanto os sistemas grandes têm energia suficiente para várias horas.

Para além da perda de energia, há a questão da voltagem. A voltagem flutua constantemente de tomada para tomada e alguns dispositivos, incluindo computadores, podem ser sensíveis a isto. Uma UPS online pode ajudar com esta questão e tem ferramentas que ajudam a uniformizar a voltagem para 220V, reduzindo a tensão no dispositivo. Se decidires comprar uma UPS, é essencial que a sua potência de saída corresponda à potência de saída da fonte de alimentação. Assim, se a fonte de alimentação tem 900V, a UPS tem de garantir no mínimo 900V. Além disso, é melhor olhar para a UPS online.

gaming

‘Soft’ Tips

O dilema dos drivers

Na internet, o conselho mais comum é ter sempre instalada no PC a última versão dos drivers. Mas às vezes pode ser mais eficiente desligar a funcionalidade de actualização automática e fazer a verificação manual. Claro que se falamos de actualizações de segurança, estas devem estar sempre actualizadas no sistema, pois só assim conseguirás garantir a protecção do dispositivo.

Se, pelo contrário, forem actualizações menores à placa gráfica ou outras componentes, faz sentido ler análises online ou fóruns para perceber que mudanças traz a nova actualização.

Programas para acelerar o computador

Se quiseres acelerar o computador utilizando programas especiais, presta atenção ao fabricante do processador. Será mais eficiente e fiável instalar programas do mesmo fornecedor.

PC limpo e otimizado = gamer feliz

Depois de instalar programas e drivers, não te esqueças de ver quantas apps iniciam automaticamente sempre que ligas o computador. Podem ser browsers, apps de Messenger, torrents ou outros programas. Por si só, as aplicações não fragilizam o desempenho, mas se tiveres 5 ou 6 apps pesadas a correr ao mesmo tempo, isso terá efeitos notórios, mesmo se o PC for poderoso. 

Não basta ter o PC limpo for fora, por dentro também é importante – nomeadamente, ao nível da hard drive. Se o disco está cheio até ao limite, o desempenho dos jogos será afectado. Deves monitorizar o estado do teu computador e limpar os ficheiros desnecessários e obsoletos. Fragmentar os hard drives pode ser uma boa opção.

Além disso, é sempre uma boa prática verificar o estado das tuas soluções de segurança. Atualiza estes programas e tem-nos sempre com a versão mais recente, e faz scans regulares ao teu PC. Muitas vezes, o computador tem programas maliciosos escondidos que fazem com que o dispositivo fique mais lento, apesar de todos os outros esforços. Contar com soluções de segurança pode ser relevante para apoiar alguns modos específicos para gamers, que impedem distrações durante os jogos.

Se utilizares pelo menos algumas dicas desta lista, há uma boa chance de o teu computador correr um pouco mais rápido os teus jogos favoritos.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.