Portugal prepara-se para banir a Huawei das suas redes 5G

Portugal prepara-se para banir a Huawei das suas redes 5G

29 Maio, 2023 0 Por Joel Pinto

Não é muito frequente vermos o nome de Portugal neste tipo de notícias, mas parece que desta vez somos manchete nos principais órgãos de comunicação a nível internacional. Segundo está a ser revelado, as entidades Portuguesas preparam-se para banir a Huawei da sua infraestrutura 5G.

Segundo indicações, as autoridades nacionais estão preocupadas com possíveis riscos de segurança, tanto que decidiram recomendar impedir as operadoras nacionais de adquirir equipamentos 5G de fornecedores sediados fora da União Europeia ou de países que não fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) ou Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Através de uma nota oficial, o órgão governamental Conselho Superior de Cibersegurança apontou que as empresas que operam fora destas jurisdições representam um “risco elevado” para a segurança das redes sem fios em Portugal.

O documento em causa não menciona explicitamente a Huawei mas, dado que a China não é membro da NATO, da OCDE ou da UE, esta empresa, juntamente com outros fornecedores chineses (como a ZTE), deverião ser efetivamente excluídos da participação das redes 5G caso o Governo aprove esta recomendação.

Um porta-voz da Huawei especificou que a fabricante chinesa não tem conhecimento deste assunto e não foi consultada sobre o assunto, acrescentando que nos últimos vinte anos a empresa tem colaborado com operadores nacionais para construir redes sem fios e fornecer serviços de qualidade que ligam milhões de pessoas. A Huawei também deixou claro que continuará a cumprir todas as leis, e regulamentos aplicáveis, ​​e a servir os clientes e parceiros portugueses que optem por confiar nos seus produtos, e serviços.

Huawei fora da infraestrutura 5G em Portugal

Proibir empresas chinesas de participar das suas redes 5G seria uma grande reviravolta para Portugal, que mantém laços estreitos com a China há vários anos. Contudo, recordamos que decisões semelhantes também já foram tomadas por outros países europeus, como Dinamarca, Suécia, Estónia, Letónia e Lituânia.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.