Porta HDMI 2.1 da PlayStation 5 é mais lenta do que a da Xbox Series X

Porta HDMI 2.1 da PlayStation 5 é mais lenta do que a da Xbox Series X

21 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Desde ontem à venda no mercado nacional, a PlayStation 5 já está a entreter milhões de utilizadores em todo o mundo. Já a Xbox Series X, já está nas mãos dos utilizadores desde o passado dia 10 de Novembro. Agora que a consola chegou ao mercado,  o pessoal do HDTVTest colocou as mãos na nova consola da Sony e decidiu testar a sua porta HDMI.

No vídeo que vemos abaixo, Vincent Teoh mostra os recursos da porta HDMI 2.1 da PlayStation 5 usando a ferramenta de informações FreeSync. Isso mostra uma guia no canto do ecrã que revela os detalhes da exibição actual. O vídeo é uma oportunidade de ver o jogo Devil May Cry 5 quando está a ser executado a 4K e 120Hz.

E pelo que podemos ver, a porta HDMI 2.1 parece estar restrita a 32 Gb/s, ou seja, a PS5 está limitada ao espaço de cores YUV422 a 4K e 120Hz. Portanto, não há suporte para o formato YUV444. Corresponde a um formato bruto, sem compressão ou sem subamostragem sem perda de qualidade. Somado a isso está o facto de que a PS5 não possui VRR ou ALLM, ao contrário da Xbox Series X.

Porta HDMI 2.1 da PlayStation 5 parece estar limitada a 32 Gb/s

Não sabemos os reais motivos que levaram a Sony a restringir a porta HDMI 2.1 da PlayStation 5 a 32 Gb/s, ou sequer se isso é uma necessidade devido ao poder da consola. No entanto, existem boas possibilidades disso ser resvolvido numa futura actualização de firmware.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.