Porquê está a Netflix a perder tantos utilizadores?

Porquê está a Netflix a perder tantos utilizadores?

23 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

Netflix tem de melhorar a sua oferta se quiser fidelizar os seus clientes

Há alguns dias revelei aqui que um dos responsáveis da Netflix anunciou estarem a trabalhar num novo plano de assinatura mais barato, e que será suportado por anúncios. Isso aconteceu no mesmo dia, em que pela primeira vez na sua história, a plataforma de streaming perdeu utilizadores. A verdade é que no ultimo trimestre mais de 200 mil assinaturas foram perdidas pelo gigante, quando a sua estimativa era de ganhar 2,5 milhões de novos clientes.

Mas o que está a fazer com que a Netflix perca utilizadores? Se à sua cabeça veio a ideia de que é por causa do seu preço elevado, fique a saber que esse não é o principal motivo. É verdade que uma assinatura da Netflix chega a custar o dobre do que é cobrado por exemplo pelo HBO Max, ou pelo Prime Video, mas parece que muito está associado à sua programação.

Tem sido muito frequente ver utilizadores indignados por verem as suas séries favoritas serem canceladas enquanto a plataforma investe em projectos de baixa qualidade. Séries que deixaram o público feliz, portanto, desaparecem das grades sem a menor explicação. E entre esses casos temos os de The Order ou The OA. Como resultado, os assinantes preferem mudar para a competição, que até é mais económica, e com cada vez melhores conteúdos.

E é preciso reconhecer que a Netflix está a ser apanhada pelos seus principais concorrentes. Apple, Amazon, Disney, ou HBO Max, já que o mercado está a ficar sufocado com tantas contrapropostas. Mas a plataforma não parece estar a fazer o necessário para se manter como o principal, ou criar novidades. Parece contente em embelezar o seu catálogo com alguns hits, mas acima de tudo com títulos que todos riem loucamente.

Netflix filmes

Se a Netflix não fizer uma revisão do seu curso de acção, a recusa do assinante pode ter consequências desastrosas a longo prazo. Em breve teremos o fim deste reinado? Em breve não acredito, mas que vai tudo ficar muito mais equilibrado, isso acredito.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.