Popularidade do Kodi parece estar em queda livre

Popularidade do Kodi parece estar em queda livre

12 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

Depois de muitos anos a ser (mal) associado à pirataria de filmes, séries e IPTV, a popularidade da famosa aplicação de Media Center, o Kodi, parece já ter deixado o seu pico para trás, e está agora numa curva decrescente. Depois de em 2017 ter atingido o pico da sua popularidade, e aplicação tem vindo a perder participação todos os meses.

Kodi popularidade

O gráfico que vemos acima, são as estatísticas da aplicação no Google Trends, desde 1 de Agosto de 2014 (quando migrou de XBMC para Kodi) até ao dia de hoje (Agosto de 2020), e parece que o termo de pesquisa Kodi atingiu o seu pico de popularidade entre Fevereiro e Abril de 2017. Hoje nada tem haver com o que foi no passado.

A verdade é que embora ainda existam muitos complementos para o Kodi, de terceiros, disponíveis para facilitar o acesso a conteúdo ilegal, agora parece que por uma série de razões, o interesse crescente no Kodi para uso como uma potência da pirataria parece estar em declínio.

Popularidade do Kodi desce e afasta-se da associação a pirataria

Os relatórios das tendências semelhantes para o mesmo termo (Kodi, especificamente software) em outras categorias apropriadas do Google (computadores e electrónicos etc.) produzem resultados quase idênticos e mapeiam claramente o mesmo interesse em declínio, com o passar do tempo.

Ao observar as tendências de pesquisa do Google para um termo relacionado, desta vez “Kodi addons”, o que vemos é um padrão bastante semelhante, com um interesse muito alto no início do primeiro trimestre de 2017 e, em seguida, uma descida bastante rápida, mas constante, até aos dias de hoje.

Apesar de nenhum desses gráficos representar o número de downloads de complementos Kodi, ou do Kodi em si, mas apenas a quantidade de interesse registada pelos utilizadores da Google, é notório que o interesse pela aplicação tem descido ao longo dos anos.

Da perspectiva da equipa do Kodi, o interesse na aplicação não caiu a um ponto de tornar a mesma irrelevante, mas apenas a um nível que não está a ser impulsionado por milhões de piratas, e esse por si é uma excelente noticia.

 

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.