Popular extensão do Google Chrome revela-se um perigo para os utilizadores
26 Agosto, 2022Instalado mais de 200.000 vezes, a extensão Chrome Internet Download Manager é na verdade um adware disfarçado. O malware realiza operações como abrir links para sites de spam, alterar o navegador padrão e o mecanismo de pesquisa, exibir anúncios pop-up e solicitar que os utilizadores descarreguem outros softwares, extensões para navegadores maliciosos e ficheiros.
Para convencer os utilizadores a descarregar esta extensão, o seu programador promete aumentar dez vezes a velocidade de download a partir do navegador. Disponível desde pelo menos Junho de 2019, é na verdade uma cópia do software legítimo, também chamado de Internet Download Manager, suportado no Windows. Este programa tem uma extensão do Chrome (e Firefox), mas é chamado de Módulo de Integração IDM.
Consciente de ser vítima de usurpação e de que a imagem do seu software é explorada para fins maliciosos, a Tonec, a sua editora, alerta no site dedicado ao verdadeiro Internet Download Manager que:
“todas as extensões IDM que podem ser encontradas na Google Store são falsas e não devem ser utilizadas”.
Entrevistado pelo pessoal do Bleeping Computer, a Tonec afirma fazer relatórios regulares à Google, mas que a falsificação sempre reaparece em pouco tempo.
O Chrome Internet Download Manager é na verdade um adware disfarçado
Utilizadores avançados provavelmente não cairiam nessa, porque descarregar a extensão da loja do Chrome não é suficiente para que o malware esteja activo. Requer uma manipulação muito incomum para a instalação de uma simples extensão de navegador, que consiste em descarregar uma pasta .zip e executar um ficheiro executável a partir da mesma. Isso é capaz de executar o código JavaScript que alterará bastante a experiência no Chrome.
Actualmente, as extensões do Chrome são o principal alvo para os hackers espalharem malware .
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.