Ponto Final: iPhone terá mesmo de usar a porta USB-C a partir de 2024
25 Outubro, 2022A Europa superou o último obstáculo antes da adoção final do plano de padronização dos carregadores de aparelhos portáteis, sejam acessórios, aparelhos ou computadores. Na passada segunda-feira, o Parlamento Europeu aprovou definitivamente a diretiva sobre carregadores universais. Isso estipula que as portas USB-C vão-se tornar obrigatórias em dispositivos eletrónicos.
O mesmo carregador pode, portanto, ser utilizado em vários dispositivos. Além de facilitar a vida dos consumidores, essa medida deve reduzir significativamente o lixo eletrónico.
Assim, a partir de 2024, todos os smartphones, tablets, e-readers, câmaras, consolas de jogos, fones de ouvido sem fio, mouses e teclados e outros dispositivos GPS com potência menor ou igual a 100W serão recarregados através de uma porta USB-C.
Após a compra, os clientes precisarão de escolher o seu novo dispositivo com ou sem carregador. A velocidade de carregamento será a mesma para todos os dispositivos com carregamento rápido. Não há necessidade de se preocupar com a velocidade e a qualidade da recarga: o Parlamento Europeu garante que os utilizadores poderão recarregar o seu dispositivo na mesma velocidade com qualquer carregador compatível.
A partir de 2026, as fabricantes de laptops também serão forçados a carregar os seus dispositivos com um cabo USB-C. Segundo as palavras de Jozef Sikela, Ministro do Comércio Checo, todos nós temos pelo menos três carregadores de smartphone em casa e encontrar o certo é muitas vezes tedioso. Todos esses acessórios combinados formam 11.000 toneladas de lixo eletrónico a cada ano.
Carregador USB-C obrigatório a partir de 2024
Essas considerações ecológicas estão apenas a começar a mover Apple, que esta decisão diz respeito em primeiro lugar. A empresa de Cupertino há muito afirma que essas regulamentações sufocam a inovação em vez de encorajá-la. A empresa continua a usar a sua própria porta Lightning no iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, enquanto incorpora gradualmente o USB-C nos seus outros dispositivos.
O carregador universal é apenas a primeira parte do trabalho da Comissão Europeia sobre a padronização dos sistemas de carregamento. Deve agora concentrar-se na harmonização das tecnologias de carregamento sem fios . Outra área em que a Apple é ilustrada pela sua não conformidade, com o seu MagSafe muito prático, mas de utilização única.
FONTE
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.