Ponto final: Apple bane a Epic Games e Fortnite vai de arrasto
18 Agosto, 2020Desde a semana passada muito se tem falado da Epic Games, da App Store e da Play Store. Os problemas com a Google, e obviamente com a Play Store, não são problemáticos, já que os utilizadores continuam a ser capazes de instalar o Fortnite, e a jogar ao mesmo nos seus dispositivos. Já na App Store a situação é totalmente diferente.
Apesar de o Fortnite já não estar presente na loja de aplicações do iPhone, continua a ser possível instalar o jogo, e joga-lo, pelo menos para quem um dia já o teve, e explicamos isso aqui. No entanto, isso só será possível durante mais alguns dias, já que a Apple notificou a Epic Games de que o sua licença nas ferramentas de desenvolvimento do iOS e Mac, será banida a partir do próximo dia 28 de Agosto. Isso significa que todo e qualquer software da Epic Games, quer seja para iPhone, IPad ou até mesmo MacOS, deixará de funcionar a partir desse dia.
Foi a própria Epic Games que informou que foi notificada dessa situação:
Apple removed Fortnite from the App Store and has informed Epic that on Friday, August 28 Apple will terminate all our developer accounts and cut Epic off from iOS and Mac development tools. We are asking the court to stop this retaliation. Details here: https://t.co/3br1EHmyd8
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) August 17, 2020
Apple cancela a licença da Epic Games nas ferramentas de desenvolvimento do iOS e do MacOS
Com base nessa informação, a Epic Games colocou uma providencia cautelar, em tribunal, contra a Apple com o intuito de impedir que isso aconteça. No entanto, é pouco provável que a mesma seja aceite, e isso significa que o Fortnite, em breve, deixará de funcionar em todos os dispositivos da Apple.
Isso é claramente uma pressão por parte da Apple para que rapidamente cheguem a um acordo, senão, milhões de utilizadores em todo o mundo deixarão de ter acesso ao jogo, e a Epic perca milhões de euros com isso.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.