Ponto de Viragem: O 11 de Setembro e a Guerra Contra o Terrorismo estreia hoje na Netflix

Ponto de Viragem: O 11 de Setembro e a Guerra Contra o Terrorismo estreia hoje na Netflix

1 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

A história moderna pode ser dividida em duas épocas: antes do 11 de Setembro e após o 11 de Setembro. Ponto de Viragem: O 11 de Setembro e a Guerra Contra o Terrorismo é uma série documental de cinco partes do realizador Brian Knappenberger, que estreia hoje na Netflix, é uma crónica coesa dos ataques do 11 de Setembro aos EUA, com perspectivas esclarecedoras e histórias pessoais sobre como os eventos desse dia mudaram o rumo de uma nação.

Desde a invasão soviética do Afeganistão, em 1979, ao inacreditável colapso do país de volta às mãos dos talibãs, meras semanas antes do vigésimo aniversário dos ataques, a história continua a ser escrita.

Ponto de Viragem

Ponto de Viragem: O 11 de Setembro e a Guerra Contra o Terrorismo já está na Netflix

Os ataques de 11 de Setembro de 2001 mudaram o mundo de formas que levámos décadas a compreender. Vinte anos mais tarde, após a mais longa guerra da história dos EUA e o novo domínio talibã no Afeganistão, "Ponto de Viragem: O 11 de Setembro e a Guerra Contra o Terrorismo" responde às seguintes perguntas: quem atacou os EUA, e porquê? Que falhas das agências de inteligência o permitiram? Como é que as decisões dos mais altos níveis de três administrações durante a guerra ao terror nos levaram a este momento?

A série entrevista todo o tipo de intervenientes, incluindo oficiais de várias administrações presidenciais dos EUA, antigos membros da CIA e veteranos militares americanos, bem como soldados do exército nacional afegão, comandantes talibãs, membros do governo do Afeganistão, senhores da guerra afegãos e civis dessa nação, muitos dos quais nunca tinham falado diante das câmaras até aqui.

Esta série documental em cinco partes conta também com testemunhos dos sobreviventes dos ataques do 11 de Setembro, constituindo assim uma importante e esclarecedora crónica do evento e de como ele mudou o rumo da história.

Se quiser pode assistir ao trailer desta série documental aqui.