PlayStation com ultimo trimestre muito interessante

PlayStation com ultimo trimestre muito interessante

9 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

A Sony divulgou os resultados financeiros referentes ao seu segundo trimestre (que na verdade é o seu primeiro trimestre fiscal) e nem é preciso dizer que tudo parece estar a correr muito bem para a secção de jogos, a PlayStation.

Segundo foi revelado, a faturação da PlayStation aumentou 28% no período e atingiu 5,4 biliões de dólares, um recorde para a Sony nesse período. O lucro operacional atingiu um pico de 343 milhões, abaixo dos 369 milhões no segundo trimestre de 2022. Além da pequena folga nos lucros, todos os indicadores estão no verdes, desde as vendas de consolas até as vendas de jogos (1,5 biliões de dólares em receita), através de conteúdo adicional (outros 1,5 biliões), assinaturas (870 milhões de dólares) e acessórios (377 milhões de dólares). Alem disso, a empresa revela que 9 em cada 10 jogos vendidos na PlayStation já foram descarregados.

As desilusões são por isso raras: a Sony já não publica o número de subscritores do PlayStation Plus (que tendiam a estagnar é verdade), já não dá qualquer informação sobre a PSVR2 e anuncia 3,3 milhões de vendas trimestrais da PS5. É bom, é melhor que os 2,3 milhões de PS5s vendidas no segundo trimestre de 2022, mas o CFO Sadahiko Hayakawa ainda admitiu que as vendas foram “um pouco piores do que o esperado”.

PlayStation financeiramente muito bem

A meta de 25 milhões de PS5s vendidos ao longo do ano agora parece um pouco ambiciosa demais. A Sony teria ficado perplexa com as vendas excecionais do quarto trimestre de 2022 (mais de 7 milhões de PS5 vendidas). A PlayStation ainda espera uma faturação recorde de 29 biliões de dólares para todo o ano fiscal e um lucro operacional de 1,9 biliões de dólares. Isso é 10 biliões a mais do que a faturação prevista para este ano para a filial de jogos da Microsoft, a Xbox (sem contar com a futura receita da Activision Blizzard).

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.