PlayStation poderá voltar a revolucionar com nova versão do DualSense

PlayStation poderá voltar a revolucionar com nova versão do DualSense

9 Abril, 2023 0 Por Joel Pinto

Se acreditarmos no que está descrito numa nova patente publicada pela PlayStation, uma nova versão do DualSense poderá chegar para voltar a revolucionar o mercado de jogos. Segundo essa patente, um novo comando da PlayStation terá a capacidade de aquecer, ou arrefecer, para dar um novo nível de imersão ao jogo.

A ideia por trás do pad é que as vibrações fariam com que o comando esquecessem ou esfriassem, dependendo do que está a acontecer no jogo. Por exemplo, ao explorar uma região deserta, seria possível sentir o calor do sol nas mãos, ou quando agarramos um objeto congelado, pode-se sentir o frio no DualSense.

A patente que pode ser consultada aqui sugere que o plástico do DualSense será substituído por um material semelhante a gel para evitar o risco de superaquecimento e danos nos plásticos, e componentes internos, do comando. Este novo material semelhante a gel permitirá que os jogadores sintam as mudanças de temperatura no mundo do jogo, e ganhando assim um nível totalmente novo de imersão à experiência de jogo.

É importante notar que esta é apenas uma patente. E não devemos considerá-lo um resultado futuro definido. As empresas registam patentes com muita frequência, mas muitas nunca se tornam públicas. Porém, a patente é forte, e fica claro que a Sony está cada vez mais focada em criar experiências sensoriais para os jogadores.

DualSense poderá atingir um novo nível

Além disso, este novo comando tem o potencial de levar a experiência de jogo a um nível totalmente novo. A capacidade de sentir o calor, ou frio, em certas partes do mundo do jogo adiciona um nível totalmente novo de imersão à experiência de jogo. Isso pode ser especialmente benéfico para jogos em ambientes extremos, como o deserto ou o Ártico.

A patente também sugere que o comando será capaz de aquecer ou arrefecer. E isso com base nas ações do jogador. Por exemplo, se o jogador estiver num tiroteio, o comando pode aquecer para simular o calor gerado pela arma. Isso adicionaria um nível totalmente novo de realismo à experiência de jogo, permitindo que os jogadores se sintam como se estivessem no meio da ação.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.