PlayStation Portal: jogadores são unânimes, é muito caro
25 Agosto, 2023Na passada quarta-feira, a Sony finalmente levantou oficialmente o véu sobre o preço da sua próxima “consola portátil”, que em última análise não é muito mais do que um comando com um ecrã embutido, a PlayStation Portal. Quando foi anunciado há alguns meses, os fãs da Sony ficaram bastante curiosos para ver a que preço esse acessório seria oferecido, mas no final das contas foi uma deceção para muitos deles.
Segundo a maioria dos comentários que podem ser encontrados nas diversas redes sociais, a grande maioria dos jogadores questionam-se o que justifica os 220 euros que ele custará. Na verdade, este PlayStation Portal suporta apenas a funcionalidade Remote Play, o que significa que só poderá jogar os seus jogos transmitindo-os por Wi-Fi a partir da PlayStation 5. Porém, esta não é a única desvantagem deste acessório.
Apesar da falta de um GPU que a impede de executar nativamente os jogos, os jogadores esperavam pelo menos aproveitar as vantagens dos recursos de jogos em nuvem do dispositivo. Porém, a Sony confirmou a má notícia: os jogadores também não poderão jogar títulos disponíveis via nuvem a partir da assinatura do PlayStation Plus Premium.
Outra desvantagem é a falta de Bluetooth, o que impedirá a ligação de fones de ouvido sem fio (a menos que compre o mais recente da Sony). Numa altura em que as tomadas estão a desaparecer dos nossos smartphones, ficar limitado à ligação com fios de 3,5 mm pode obrigar alguns jogadores a terem que comprar outro fone de ouvido, aumentando assim a conta final.
Mas afinal qual é o publico alvo deste PlayStation Portal?
Concretamente, a Sony defende que o PlayStation Portal é um “dispositivo ideal para gamers em casas onde têm que partilhar a televisão da sala ou simplesmente querem jogar jogos PS5 noutra divisão da casa”. Pode, portanto, ser prático para quem nem sempre tem acesso à televisão à qual está ligada a PlayStation 5, ou, para usar as palavras de alguns jogadores, para aqueles que querem continuar a jogar quando vão à casa de banho.
Porém, alguns apontam sobretudo o interesse limitado de tal dispositivo, uma vez que já é possível utilizar a funcionalidade Remote Play no seu smartphone. Considerando que também precisa de uma PlayStation 5 para operar o acessório, provavelmente já tem um DualSense em casa também.
Quer esteja no Android ou no iOS, já pode jogar através do Remote Play diretamente no seu smartphone desde 2021, com o mesmo comando que está integrado no PlayStation Portal. Além disso, caso não saiba, o acessório também funciona no Android.
E para si, acha que se justifica um preço de 220 euros para um aparelho que pode ser substituído pelo seu próprio smartphone? Será o aspeto tudo-em-um do PlayStation Portal um argumento suficientemente convincente para dar o salto? Deixe-nos saber a sua opinião deixando o seu comentário abaixo.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.