PlayStation 5: Sony vende quase 20 milhões de consolas mas falha meta proposta
10 Maio, 2022Desde o seu lançamento já foram vendidas 19,3 milhões de PlayStation 5
A Sony não conseguiu atingir o objectivo a que se tinha proposto, e no seu ultimo relatório financeiro, a empresa anunciou ter vendido 2 milhões de PlayStation 5 nos últimos três meses, o que significa que desde o seu lançamento, cerca de 19,3 milhões de consolas foram vendidas.
Embora isso possa inegavelmente ser considerado um sucesso, deve-se notar que as vendas estão a ter uma verdadeira desaceleração há algum tempo, e a prova disso é que a empresa havia vendido 3,9 milhões de consolas no trimestre anterior.
Mas as PlayStation 5 ficaram nas prateleiras? Nem pensar, tudo o que surge no mercado é vendido de imediato, a falha acontece por causa da escassez de componentes que parece não querer diminuir e não permite que a empresa fabrique as unidades desejadas. Mas acima de tudo, a mais recente adição à equipa japonesa faz muito menos do que a sua irmã mais velha. No mesmo período de tempo, a PlayStation 4 já havia vendido 22 milhões de unidades. É, portanto, um pequeno fracasso para a Sony, que era previsível (e planeado) pela fabricante.
Apesar de tudo, a Sony actualizou o numero referente à venda de jogos. No total, 70,5 milhões de títulos PlayStation 4 e PlayStation 5 foram comprados pelos jogadores, um número bastante superior ao do ano anterior (61,4 milhões na época). Além disso, 14,5 milhões deles são jogos first party, e a divisão Game & Network Services (GSN) como um todo gerou 665 biliões de ienes em receita, o que representa 4,8 biliões de euros, um numero superior ao do ano anterior.
Outra nota de esperança: a Sony agora espera que a situação melhore nos próximos meses. A empresa espera um aumento de 34% nas vendas para atingir 6,7 biliões de receita. Ao fortalecer a sua produção para melhor atender a demanda e ao lançar o seu novo PlayStation Plus, já no próximo mês de Junho, a fabricante espera atrair novos jogadores para a sua plataforma.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.