PlayStation 5: Sony trabalha em função que pausa o jogo quando larga o DualSense

PlayStation 5: Sony trabalha em função que pausa o jogo quando larga o DualSense

17 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Nos últimos anos, houveram inúmeros pedidos de patentes apresentados pela Sony para proteger conceitos às vezes excêntricos. Lembro-me, por exemplo, desses replays revolucionários de What If, a série disponível no Disney+. A ideia era oferecer replays dos jogos dos jogadores em diferentes cenários.

No passado mês de Janeiro, a empresa japonesa também havia registado um pedido de patente referente a um sistema de treino capaz de explicar aos jogadores os erros cometidos durante um jogo. No entanto, agora foi descoberta a existência de outro pedido de patente da fabricante.

Registada em 2021 e publicada no passado dia 3 de novembro, esta patente detalha um novo “ método para detetar um controlador inativo”. Os documentos sugerem combinar os sensores de movimento presentes no DualSense com outras tecnologias como o microfone ou as imagens de uma câmara para permitir que a PlayStation 5 detete quando o jogador pousa o DualSense.

No caso de deteção de inatividade do DualSense, a consola pode, portanto, pausar automaticamente o jogo. Conveniente, por exemplo, se tiver que sair do sofá com pressa para abrir uma porta, ou ir ao WC, ou qualquer outra coisa que possa ser urgente. Como dito acima, esta patente sugere, portanto, que o comando seja capaz de detetar se o jogador ainda está a jogar ou não, com base principalmente nas informações fornecidas pelo microfone ou por uma câmara.

Embora esse conjunto de dados certamente permita ao DualSense determinar uma posição aproximada do jogador, essa prática causa alguma preocupação, principalmente em termos de segurança e confidencialidade dos dados. Outro ponto, a ideia apresentada nesta patente não parece ser unanimidade entre os jogadores, longe disso.

DualSense

DualSense poderá detetar se o utilizador o largou

De fato, vários jogadores reagiram às notícias no fórum ResetEra. Para alguns, a Sony tem que focar em outras prioridades, inclusive aumentar a autonomia da bateria do DualSense.

“Mudo de posição para ficar confortável e o jogo pausa aleatoriamente? Não, obrigada”, diz uma utilizadora que não parece gostar da ideia. No entanto, como todas as patentes, nada diz que a Sony decidirá implantar esse recurso no DualSense em algum momento.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.