PlayStation 5: Novas consolas contam com novo chip personalizado e mais eficiente
26 Setembro, 2022Nas ultimas semanas muito se falou sobre o facto da Sony ter lançado uma nova revisão da PlayStation 5. Quando se falou sobre a consola soubesse que a mesma conta com um novo sistema de refrigeração. No entanto, agora sabemos que ele conta com uma motherboards otimizada, que consome menos energia, que dependendo do cenário, pode consumir menos de 20 a 30 watts.
Esse menos consumo acontece porque o novo chip personalizado da PlayStation 5 é fabricado num novo processo de fabrico. Esse novo processador baseado no AMD Oberon já não é produzido na linha da TSMC que utiliza o processo de 7nm, mas sim numa linha de 6nm.
Como resultado, a Sony pode usar um chip com dimensões menores – cerca de 260 mm2 em vez dos 298,4 mm2 do chip anterior. Isso também reduz os custos de produção porque mais chips podem ser acomodados por wafer. Além disso, há uma densidade de transístores mais alta, e menor consumo de energia, mesmo disponibilizando um desempenho muito idêntico.
PlayStation 5 tem um novo Chip de 6nm em vez do original de 7nm
Claro, agora seria lógico se os chips das Xbox Series X|S fossem também alterados para o processo de 6nm. Afinal, eles também vêm da AMD e também são fabricados pela TSMC. No entanto, ainda não está claro se e quando pode haver essa mudança.
De qualquer forma, a Sony deve beneficiar com esta revisão do chip, já que apesar de melhor, ele tem um valor de produção mais baixo. Combinado isso, com o recente aumento de preço da PlayStation 5 em 50 euros, o objetivo passa por amortecer o aumento dos custos de energia, e inflação.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.