PlayStation 5: Mark Cerny quer acelerar o Ray Tracing
28 Fevereiro, 2022Mark Cerny vai melhorar o Ray Tracing na PlayStation 5?
Um dos maiores responsáveis pela PlayStation 5, Mark Cerny, garantiu uma patente técnicas que permite acelerar o Ray Tracing no consola de nova geração da Sony. O resultado pode ser que o uso dessa tecnologia liberte recursos que poderiam ser usados para resoluções mais altas, ou até mesmo em taxas de frames mais elevadas.
A patente foi publicada no passado dia 24 de Fevereiro de 2022 e descreve um “Sistema e método para Ray Tracing acelerado”. Aparentemente deveria ser sobre usar essa tecnologia de forma a aliviar os shaders. A patente sugere que um aumento “significativo” na velocidade do Ray Tracing pode ser alcançado.
Não sabe o que é o Ray Tracing? Basicamente é uma tecnologia que torna a exibição de iluminação e sombras, em jogos muito mais realista, já que ela permite que os objectos também possam ser espelhados na água ou numa superfície de vidro, e que não são directamente visíveis na imagem. Na PlayStation 5, jogos como o “Spider-Man: Miles Morales” ou “Ratchet & Clank: Rift Apart” usam essa tecnologia.
No entanto, essa tecnologia consome muitos recursos, o que significa que nem todos os jogos a usam, ou que às vezes haja limitações significativas na resolução. Vamos ver se a patente de Mark Cerny será colocada em prática, e se acima de tudo contará com os efeitos esperados.
Sandro Sotto
Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.